Scroll to top

✏ Os pilares da imagem profissional: Etiqueta Corporativa e Comportamento

Etiqueta corporativa está relacionada a como me comporto e é onde valido o meu discurso.

Portanto, deve haver coerência entre o que eu falo e o que eu faço. Não é à toa que etiqueta também é sinônimo de pequena ética. Ela vai além das regras de boa convivência e educação, e hoje está muitíssimo relacionada a nossa presença digital.

Ficou na dúvida se pode parecer inadequado ou queimar o seu filme? Então deixo aqui uma dica especial: Eleja uma pessoa de sua confiança que você se sinta confortável para perguntar e ter uma segunda opinião a respeito.

Ah, sim, importante relembrar sempre algumas regrinhas (eternas) de etiqueta no trabalho:

  • Atrasos: evite sempre. Ele demonstra falta de respeito aos que aguardam. Se houver imprevistos não deixe de avisar.
  • Tom de voz ao telefone: falar alto ao telefone além de deselegante, pode atrapalhar os outros que trabalham próximos.
  • Comer na mesa de trabalho: se houver uma cozinha ou copa disponível é sempre mais adequado.
  • Conversas informais: são realmente importantes, mas que sejam em momentos apropriados e que não atrapalhem sua produtividade e nem de seu colega.
  • Celular/ Smartphone: sabemos que é também uma excelente ferramenta de trabalho. Mas, mesmo quando o assunto for trabalho, evite usá-lo quando estiver em reuniões, entrevistas e conversa com outros colegas, sejam eles seus chefes, pares, assistentes ou estagiários.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Julienne Bini

Julienne Bini é formada em Administração de empresas e Gestão de Pessoas, com cursos de especialização no Brasil e no exterior. Desde 2013 é Consultora de Imagem e Comportamento na Overstress e realiza palestras e workshops corporativos.

Posts relacionados