Scroll to top

A angústia como ferramenta de autoconhecimento

A sensação de angústia pode aparecer como uma pressão física, emocional ou uma inquietação.

Ao sentir algum tipo de excitação da angústia, física ou emocional, as pessoas tendem a fugir ou controlar essa sensação. Buscam esconder de si mesmo ou distrair-se com outra coisa mais ‘feliz’, parece errado estar angustiado ou desconfortável.

Na realidade a sensação de angústia pode ser uma grande aliada no processo de autoconhecimento, isso acontece por algum motivo e a maneira como aparece e como você responde e se organiza pode ser norteadora para se entender melhor.

A angústia aparece como forma de comunicar que algo está errado e gerando desconforto, nem sempre é algo perceptível ou que você está consciente que te faz mal.

Por isso, é importante prestar atenção em que momento você começa a sentir algo desconfortável e se perguntar “o que aconteceu antes, o que está acontecendo ou o que irá acontecer?”

Com o tempo, entender melhor suas reações se torna um hábito, reconhecer os próprios gatilhos e evitar que situações como uma crise de ansiedade aconteçam ou então se preparar para quando acontecer.

Muitas destas questões podem tem uma raiz mais profunda, ter iniciado em algum momento de trauma e são trabalhados em análise ou psicoterapia, mas este processo de criar o hábito de se olhar, entender os próprios gatilhos e cuidar de si mesmo pode ser iniciado agora e fazer parte da sua rotina, como escovar os dentes.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados