Skip links

A relação entre postura e respiração

A respiração é um processo natural, pelo qual o oxigênio (O2), é inalado do meio circulante e solta o dióxido de carbono (CO2). Mesmo sendo um processo natural, a respiração está diretamente ligada com a postura, o excesso de estímulos incorretos durante a vida limita nossa capacidade respiratória, desaprendemos a inspirar profundamente e tornamos nossa respiração curta e muitas vezes ineficiente.

Quando o corpo está alongado e ereto, a respiração consegue completar todo o seu ciclo e isso garante que todos os órgãos e tecidos vão receber a quantidade adequada de oxigênio, o que é fundamental para o seu funcionamento.

Vale lembrar que a nossa melhor postura deve ser aquela que te permite sentar sem rigidez ou dor.

Nossa dica para melhorar sua capacidade respiratória é:

  • Em primeiro lugar se sentar de uma forma ereta, apoie bem suas costas, você pode adaptar sua cadeira com uma almofada ou um mini rolo feito de toalha para melhorar seu apoio;
  • Cuidado para seu corpo não ficar muito tempo inclinado a frente, para os lados ou para trás;
  • Altere sempre a posição do seu corpo para não sobrecarregar apenas um lado;

Procure praticar uma respiração consciente, tire alguns minutos durante seu dia para prestar atenção na sua inspiração, percebendo seu tórax se expandir e na sua expiração sentindo ele se esvaziar e suas costelas se fecharem.

Confira agora o Minuto Over! 😉👇

Compartilhe esse conteúdo 😉