Scroll to top

Acorda cansado? Saiba o que pode estar causando essa sensação

O sono é um processo biológico natural do organismo, tem função reparadora para o corpo e cérebro, e a quantidade de horas de sono suficientes é individual, mas entende-se que é mais importante dormir poucas horas ininterruptas, do que várias horas de sono fragmentados.

Então a primeira atitude para o sono de qualidade, é cuidar da chamada higiene do sono. Ações simples e já conhecidas, como: Evitar barulho, luz excessiva, bebidas estimulantes, uso de telas próximo da hora de dormir…podem auxiliar.

Porém, se mesmo considerando que dormiu o suficiente, a sensação de cansaço permanece, algumas coisas devem ser observadas:
  • Sedentarismo: Pode contribuir para a apneia do sono e indisposição.
  • Estresse descompensado: Está muito relacionado com a sensação de cansaço extremo.
  • Distribuição inadequada das refeições: Passar longos períodos sem se alimentar, e fazer refeições volumosas podem contribuir para indisposição. Além disso, alimentos pesados à noite, podem contribuir para desconforto abdominal e refluxo.
  • Deficiência de vitaminas e minerais: Estão envolvidos em vários processos metabólicos, portanto o bom funcionamento do organismo depende do aporte adequado destes.
  • Resistência à insulina ou Diabetes: São condições que dificultam a entrada da glicose nas células, provocando o cansaço.
  • Desbalanços hormonais (tireoide, hormônios sexuais e adrenais): Hormônios estão ligados a alterações físicas e emocionais, e seus distúrbios causam diversas alterações.
  • Disbiose intestinal (alteração a flora intestinal): Pode atrapalhar na absorção de nutrientes importantes.
  • Hidratação insuficiente: A baixa hidratação pode interferir na qualidade do sono, e aumentar a sensação de indisposição.
  • Enxaquecas: Costumam ser incapacitantes, controlar os gatilhos para evitar as crises irão auxiliar para a manutenção da disposição.

De qualquer forma, os fatores devem ser investigados. Alguns podem ser contornados com simples mudanças, outros requerem um manejo mais específico que deve contar com ajuda profissional para resolver.

O normal é sentir-se bem.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados