Scroll to top

Alimentação e idade

Contrário ao senso comum, nossas necessidades nutricionais variam muito conforme a idade e, com o envelhecimento, mais cuidados devem ser tomados para assegurar uma alimentação adequada que consiga suprir todas os nutrientes que nosso corpo precisa.

Isso ocorre porque o envelhecimento está ligado a uma variedade de mudanças, incluindo deficiências nutricionais, diminuição da qualidade de vida e resultados ruins na saúde. Por isso manter uma alimentação adequada e equilibrada é essencial para uma melhor qualidade de vida e um corpo saudável.

O envelhecimento está ligado a uma variedade de mudanças no corpo, incluindo perda muscular, pele mais fina e menos ácido estomacal. E quando falamos em envelhecimento, não estamos nos referindo às pessoas idosas. Você está em constante envelhecimento. Sim! Agora! Nesse exato momento!
Suas células estão envelhecendo, morrendo, e sendo substituídas por novas células, em todo seu corpo.

 

Menos calorias, mais nutrientes

As necessidades calóricas podem variar muito de pessoa à pessoa e muitos fatores estão envolvidos, como:

  • Idade;
  • Altura;
  • Peso;
  • Nível de atividade diário;
  • Metabolismo e etc.

 

Conforme envelhecemos, nosso corpo também diminui a necessidade de calorias diárias. Infelizmente, isso acaba se tornando um problema, pois adultos mais velhos devem consumir a mesma quantidade de nutrientes ou até mais ainda do que pessoas mais jovens. Porém, ao mesmo tempo, devem ingerir menos calorias para evitar que essas calorias não gastas acabem virando gordura e por fim prejudicando sua saúde.

Por isso é importante ter no cardápio uma variedade de alimentos integrais, como frutas, verduras, peixes e carnes magras (carne magra é aquela que apresenta menos de 10% de gordura para cada 100g de carne). Esses alimentos saudáveis podem te ajudar a combater deficiências nutricionais, sem prejudicar sua saúde e níveis de gordura e colesterol.

 

Beber água é essencial

Outro problema que surge conforme envelhecemos é a vontade de beber água, que acaba diminuindo e resultando em outros problemas como desidratação, perda de massa muscular, pele seca, etc. Isso pode ser resolvido com diversos aplicativos de controle de ingestão de água, que podem te avisar durante o dia a quantidade correta que você precisa beber.

O app da Over conta com essa funcionalidade, na aba de utilidades. Lá você marcar a quantidade de água que você bebe durante o dia e manter controle sobre essa meta.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados