Scroll to top

Artrite e Artrose… Saiba identificar!

Artrite e Artrose… Você provavelmente já ouviu esses dois termos. Mas sabe qual a diferença entre cada uma?

Ambas afetam seus ossos, ligamentos e articulações. Elas também, além de soarem parecidas, compartilham muitos dos mesmos sintomas, incluindo rigidez e dor nas articulações. Mas as duas possuem uma diferença crucial…

Artrite é um termo genérico. É usado para descrever várias condições que causam inflamação nas articulações. Em alguns casos, a inflamação também pode afetar sua pele, músculos e órgãos. Exemplos incluem osteoartrite, artrite reumatoide e gota.

Já a Artrose é um tipo de Artrite. Ela é causada pelo desgaste das suas articulações e cartilagens (Cartilagem é o tecido escorregadio que cobre as extremidades dos ossos e ajuda as articulações a se moverem). Com o tempo, sua cartilagem pode se deteriorar e pode até desaparecer completamente. Isso resulta em um contato osso-osso nas articulações, causando extrema dor, rigidez e, às vezes, inchaço na região.

Os sintomas mais comuns da Artrose são dores nas articulações das mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris.

 

Como identificar a Artrite ou Artrose?

Os sintomas da artrite variam de um tipo para outro. Dor nas articulações e rigidez são os dois mais comuns. Outros sintomas comuns da artrite incluem:
  • Inchaço nas articulações;
  • Vermelhidão da pele ao redor das articulações afetadas;
  • Amplitude de movimento reduzida nas articulações afetadas.

 

Os sintomas mais comuns da artrose, em particular, incluem:
  • Dor e rigidez nas articulações;
  • Sensibilidade nas articulações afetadas;
  • Flexibilidade reduzida nas articulações afetadas.

 

Por que é tão importante a identificação prévia dessas condições?

Um exame prévio significa um tratamento imediato e preventivo.

Caso você possua alguns dos sintomas acima, não hesite em abordar nossos fisios para se informar mais sobre. Eles podem te dar dicas preciosas e podem lhe informar de maneira mais precisa o que está acontecendo.

Não se esqueça: Artrite, Artrose, e outras doenças que afetam as articulações e os ossos, são doenças que debilitam seus movimentos e podem te impedir de fazer até as tarefas mais simples no seu dia a dia. Por isso um diagnóstico prévio e um tratamento especializado são essenciais.

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados