Scroll to top

Aumentando a performance nos esportes

Não é segredo que a atividade física tem muitos efeitos positivos na saúde individual e que isso deve fazer parte de nossas vidas diárias.

No entanto, se cuidados não forem tomados, desidratação, hipoglicemia e fadiga podem ocorrer durante atividade física intensa que dura mais de 45 minutos.

Você acha está se alimentando da maneira adequada para ter um melhor desempenho durante suas atividades físicas?

 

Leia essas dicas de nutrição para você que treina e quer buscar uma melhor performance na hora de se exercitar…

LANCHE ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA  🥗🍞

Músculos requerem energia para trabalhar durante a atividade física. Os carboidratos são a fonte primária e preferida de energia para os músculos quando se exercitam em um ritmo moderado a intenso, porque são rapidamente absorvidos pelo corpo.

Comer antes de praticar atividade física é importante por dois motivos:

1) Previne a fome antes e durante o exercício, o que pode prejudicar o treino/atividade;

2) Contribui para a manutenção de um nível ideal de glicose no sangue enquanto ativo. Comer uma refeição saudável antes do exercício pode melhorar o seu desempenho.

Entretanto, comer uma refeição que seja muito pesada (por exemplo, rica em gorduras e fibras) logo antes do exercício não é recomendado, pois pode levar a desconforto gastrointestinal e um desempenho menor do que o esperado.

No lanche pré treino é importante possuir fontes de carboidratos de médio a baixo índice glicêmico. Como por exemplo: pães integrais, batata doce, frutas com cereais (aveia, chia).

Aqui vão algumas sugestões:
  • Pão integral com geleia ou pasta de amendoim;
  • Panqueca de aveia com banana;
  • Frutas com aveia em flocos;
  • Batata doce cozida;
  • Suco natural integral da fruta;
  • Shake de whey protein com fruta e aveia;
  • Fruta com pasta de amendoim;

 

DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA  💪🏋️‍♂️🚴‍♀️

Se a atividade durar menos de uma hora, geralmente, se manter bem hidratado é suficiente.

Agora, se a atividade durar mais de uma hora, consumir carboidratos pode ajudar a manter a energia e a concentração mental para otimizar seu desempenho. Os carboidratos podem vir de bebidas ou fontes de alimentos, como:

  • 2 colheres de sopa de damascos secos;
  • 1/2 sanduíche de pão integral com pasta de amendoim;
  • Um pote de iogurte natural.

 

APÓS ATIVIDADE FÍSICA  😅

Lanches ricos em carboidratos são altamente recomendados para o pós treino.

O lanche deve ser ingerido preferencialmente dentro de 30 minutos após o exercício, ou o mais rápido possível. Este lanche ajuda o corpo a reabastecer suas reservas de glicose, reparar músculos e, portanto, promover uma boa recuperação. Além disso, os elementos nutritivos do lanche favorecem a boa saúde e a manutenção de um forte sistema imunológico.

Aqui vão algumas sugestões:
  • Arroz com carnes magras;
  • Tapioca com queijo branco e ovos mexidos;
  • Iogurte natural com frutas e aveia;
  • Pão branco ou integral com patê de frango e suco de fruta natural.

 

HIDRATAÇÃO  🥤

Não se esqueça que se manter bem hidratado é essencial para manter uma boa performance na hora de fazer os exercícios, como também para a manutenção de um corpo saudável.

Por isso beba água nas 2 a 3 horas anteriores à atividade física e continue a se hidratar durante e após o treino. A cor da sua urina é um bom indicador do seu estado de hidratação; deve ser amarelo pálido a muito pálido.

Evite sucos de frutas comerciais (bebidas industrializadas) ou bebidas esportivas embaladas com açúcar refinado, cores artificiais e aditivos. Procure alternativas naturais saudáveis ​​para bebidas esportivas comerciais (água de coco é uma ótima alternativa para hidratação e um bom equilíbrio de eletrólitos sem todo o açúcar refinado adicionado em produtos industrializados).

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados