Scroll to top

Balanço energético, o que é?

Todo mundo já deve ter ouvido, talvez até acreditado, em alguma receita milagrosa para perder peso.

Mas o real responsável por isso é o chamado déficit calórico, resultado do balanço energético negativo. Complicou? Calma, que você já vai entender!

Balanço energético é a relação entre o que é consumido em calorias e o gasto de energia. Ele é negativo quando o consumo de calorias não atinge a necessidade diária. Com o gasto de energia sendo maior, há a necessidade de usar a reserva, ocasionando na perda de peso.

E o que está envolvido neste gasto de energias que determina a necessidade diária de calorias? O principal é o metabolismo basal. Gastamos calorias para todo o funcionamento do corpo que nos mantém vivos.

Além disso, gastamos calorias com as atividades cotidianas, exercícios físicos e com o próprio efeito térmico do alimento, que é a energia gasta na metabolização e armazenamento após o consumo. Assim, entendemos que não é um ou outro alimento ou produto que vai promover perda de peso, e sim um conjunto de ações.

Uma alimentação saudável, rica em frutas, hortaliças, cereais integrais, grãos…vai garantir um bom aporte nutricional, melhorando o funcionamento do organismo, e isso também é importante na manutenção do peso.

Ser um indivíduo ativo, auxilia bastante para o gasto adicional de energia, daí uma das importâncias de fazer se atividade física regular.

A perda de peso envolve muitos aspectos, então nada de acreditar em receitas fáceis e milagrosas!

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados