Skip links

Benefícios do contato com a natureza: saúde e bem-estar

A natureza e seus elementos costumam ser uma grande fonte de relaxamento e bem-estar, promovendo um impacto positivo em nossa saúde física, mental e espiritual. Quando estamos em contato com o meio ambiente, podemos respirar um ar mais puro, sentir a energia leve e apreciar a beleza e sensações que esse ambiente nos proporciona, consequentemente iremos sentir uma sensação de paz e tranquilidade, que pode ajudar no desenvolvimento da criatividade, concentração e na redução do estresse. 

Existem diversos estudos que comprovam que o contato e a conexão com a natureza geram inúmeros benefícios como: 

  • Aumento da produção de endorfina;
  • Ajuda na respiração e na memória;
  • Alivia o estresse;
  • Estimula a criatividade; 
  • Promove o relaxamento; 
  • Libera energias positivas;

Isso acontece pois o ambiente em que estamos inseridos, pode influenciar diretamente no nosso humor, na forma como vemos o mundo e lidamos com as situações. Na natureza nos encontramos em um ambiente calmo e de energia fluida o que colabora na resolução de problemas que nos afetam físico e mentalmente  quando estamos em ambientes sobrecarregados. 

Sabemos que nem sempre temos acesso a parques, praias e recantos naturais em nosso dia a dia, mas é essencial buscar uma conexão com esse ambiente que gera tantos benefícios à nossa saúde. Podemos estabelecer uma relação com a natureza ao sentir a brisa fresca do fim de tarde, apreciar um belo pôr do sol, ou até mesmo trazendo para nosso lar elementos naturais como plantas, priorizando o consumo de frutas e verduras frescas, e a ventilação e iluminação natural do ambiente. 

Esses itens podem nos ajudar a levar uma vida mais leve e conectada a natureza no dia a dia, entretanto não podemos deixar de frequentar ambientes naturais que promovem o nosso bem-estar, podendo incluí-los em nossa rotina, seja em uma corrida matinal no bosque, ou em um passeio em família no final de semana, devemos sempre buscar conexão com o que nos fortalece.

Compartilhe esse conteúdo 😉