Skip links

Cansaço visual: Excesso de luz das telas, principalmente celulares.

Sabemos que com o avanço da tecnologia, o excesso de telas e a conectividade estão presentes na nossa rotina, seja através do computador, celular ou televisão. Passamos boa parte do dia na frente deles, com isso o corpo manifesta alguns sinais por conta deste excesso, entre eles, o cansaço visual.

O que acontece é que o músculo responsável pela visão de perto se contrai por mais tempo, podendo trazer problemas relacionados com a má lubrificação ocular. No caso da luz azul, a situação torna-se mais séria, pois a frequência emitida se aproxima da dos raios ultravioletas que são os mesmos emitidos pelo sol. A exposição pode provocar inflamação dolorosa da conjuntiva e córnea; causando também lesões no cristalino do olho, como a catarata; e desencadear o desenvolvimento de degeneração macular.

Os sinais de cansaço visual são:

  • Ardor, inchaço e vermelhidão na região dos olhos;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Dor na cabeça, nos ombros ou nas costas;
  • Tremores involuntários;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Visão turva
  • Tontura.

Para evitar esses problemas é preciso tomar alguns cuidados:

  1. A cada 1 hora, faça pausas. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, ir ao banheiro, tomar uma água, olhar através da janela.
  2. Fique no mínimo 30 centímetros de distância das telas, sendo o ideal 50 centímetros.
  3. Pisque os olhos com frequência: isso ajuda a aumentar a lubrificação ocular, prevenindo alguns sintomas do cansaço visual.
  4. Ajuste as telas conforme o dia e o ambiente. Configure brilho, contraste e saturação da tela; alguns aparelhos possuem a função de desligar a emissão de luz azul.
  5. Atente-se a iluminação, pois tanto o excesso quanto a falta de luz são prejudiciais à visão;
  6. Verifique a iluminação do ambiente onde o computador e a televisão são usados. Nunca os coloque diante de uma janela, pois o excesso de luz na direção dos olhos favorece a fadiga visual.

Aproveite estas dicas e organize a sua rotina para ter seus momentos de lazer e relaxamento; procure atividades ao ar livre, cuide da saúde física e mental.

Confira agora o Minuto Over! 😉👇

 

Compartilhe esse conteúdo 😉