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Chás também são saúde!

É provável que todos nós desfrutemos de uma xícara de chá quente – ou infusão de ervas – pelo menos de vez em quando, se não todos os dias. Mas quais são os benefícios de saúde mais importantes que alguns destes chás calmantes podem nos trazer?

As principais variedades da planta do chá – Camellia sinensis sinensis e Camellia sinensis assamica – são responsáveis pela maioria dos chás que estamos acostumadas: chá preto, chá verde, chá branco e chá oolong.

Há muitas discussões sobre qual tipo de chá é o “mais saudável”. Algumas pessoas dizem que o chá verde é, enquanto outras dizem que o chá branco é o mais saudável porque tem mais antioxidantes, outras, o oolong.

Do ponto de vista geral de saúde, tentar encontrar o chá “mais saudável” não é a abordagem mais construtiva. O verdadeiro chá, ou seja, chá preto, verde, oolong e branco (mas não “erval”), são todos produzidos a partir das folhas da Camellia sinensis. O que diferencia cada chá é a maneira que esse é colhido e processado.

Isso significa que você vai encontrar pequenas variações nas quantidades de antioxidantes em cada um. O chá branco, por exemplo, tem a maior concentração de antioxidantes porque é o chá menos processado. Por este padrão, pode ser considerado o “mais saudável” de todos eles.

No que diz respeito aos antioxidantes, o chá branco é seguido pelo chá de jasmim, chá verde e chá preto. Cada chá também terá quantidades variadas de Cafeína, Magnésio e Teanina.

A respeito dos chás, alguns pontos você tem que saber:

Como o corpo de cada pessoa é único, cada indivíduo pode reagir a qualquer um desses elementos de maneiras diferentes. Por exemplo, algumas pessoas podem lidar com a cafeína muito bem por causa de sua genética. Outra pessoa pode não se dar tão bem com chás que possuem uma maior concentração de cafeína, portanto, esses chás não seriam os mais saudáveis para ela.

 

O consumo regular de chá pode contribuir para uma hidratação adequada, melhorar o foco e a concentração e ajudar a manter um clima positivo ao longo do dia.

 

O chá contém teoricamente zero calorias. Quando usado no lugar de bebidas com maior teor calórico, como refrigerantes, pode ajudar a controlar a ingestão calórica. Nas populações asiáticas, o consumo de chá verde mostrou ser capaz de reduzir a quantidade de gordura ao redor da barriga. Isso não foi confirmado em populações ocidentais, mas os resultados sugerem que beber chá verde pode ajudar a manter uma composição corporal saudável.

 

Três ou mais xícaras de chá por dia podem ajudar a manter a saúde cardiovascular. Estudos mostraram que o consumo regular de chá preto está associado a um risco reduzido de doença cardíaca e a um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

Estudos clínicos mostraram que beber de duas a três xícaras de chá preto por dia pode ajudar a manter a pressão sanguínea saudável e promover a circulação normal de sangue pelos vasos sanguíneos.

Contudo, alguns pontos devem ser desatacados:

Beber chá não vai fazer milagres.

Para sentir os efeitos você precisará manter uma dieta saudável e uma boa alimentação.

 

O chá não substitui a ingestão de água.

Você deve beber cerca de 2 Litros de água por dia para manter uma boa hidratação corporal e manutenção das funções fisiológicas. O chá não substituiu e nem deve substituir a ingestão de água. Principalmente se você costuma colocar açúcar no chá.

Para saber mais sobre hidratação, nosso Ciclo de Prevenção do mês de Março contém dicas preciosas para você se manter bem hidratado! 😊

 

 

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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