Scroll to top

Combatendo a ansiedade

Ansiedade junto com outras doenças relacionadas ao stress da vida cotidiana estão entre as doenças que demonstram o maior crescimento nos últimos anos. Inclusive, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com algum transtorno de ansiedade no mundo, cerca de 9,3% da população (dados da OMS/2017).

Entretanto, apesar desse número ser alarmante, pouquíssimo é o conhecimento sobre esse transtorno dentre os brasileiros.

As crises de ansiedade se desencadeiam por gatilhos específicos a cada pessoa, com isso nosso cérebro libera um mix de sinais que ativam as Glândulas Suprarenais, essas glândulas são responsáveis por liberar Adrenalina e outros hormônios que levam aos sintomas da ansiedade. Então, se você sente as vezes palpitações, suor frio, enjôo, dificuldade de respirar e até medo de morrer, você pode estar tendo uma crise de ansiedade.

E embora alguns casos mais graves necessitem acompanhamento especializado, fique tranquilo, pois com algumas pequenas medidas você pode mitigar as causas que te levam a ter essas crises.

Normalmente a ansiedade surge de alguma preocupação com algo que irá acontecer, seja isso bom ou ruim, e, ao contrário do medo (que está relacionado à crises de pânico, e surge de repente), as crises de ansiedade são uma resposta do nosso cérebro para evitar problemas futuros.

Por isso é importante você identificar quais são esses acontecimentos que te levam a uma crise e adotar técnicas de descompressão nesses momentos (inclusive, os fisios da Over estão preparados para te ajudar com isso, então não hesite em abordá-los).

Outro ponto muito importante é saber lidar com erros e falhas. Nenhuma pessoa é perfeita e errar é um processo natural que nos torna humanos, então não tenha medo de errar na vida, pois com nossos erros que aprendemos a melhorar no futuro.

Também invista em atividades que lhe gerem prazer. A dica é: se exercite e pratique seus hobbies no tempo livre.

E por último, busque ajuda da família ou amigos. Estar junto das pessoas que gostamos é essencial e contribui para a liberação de Ocitocina, que nos traz a sensação de calma e prazer.

 

Esperamos que nossas dicas te ajudem a superar esses momentos difíceis. E não tenha medo em buscar ajuda.

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados