Scroll to top

Combatendo a Depressão

Quem nunca teve um dia ruim, ou passou por uma situação estressante?

Provavelmente toda pessoa já passou por isso. É normal! Todo ser humano se aborrece e se estressa… Podemos dizer que está em nosso DNA.

Mas o que acontece quando esses aborrecimentos e estresse permeiam durante o dia e te afetam nas mais simples tarefas?

Ás vezes começa como um cansaço sem explicação… Depois você perde a vontade de trabalhar, ver a família, e quando percebe, até as coisas que você gostava de fazer já não trazem mais prazer. Esses são os indícios da depressão.

 

“A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.” (Ministério da Saúde)

 

A depressão é considerada hoje como o Mal do Século, pelas suas características altamente debilitantes nas pessoas que são acometidas por esse mal, atingindo mais de 300 milhões de pessoas anualmente pelo mundo. (OMS)

 

Então que medidas devo tomar para evitar a depressão?

Não existe muito segredo e você pode começar agora mesmo. Sim! Nesse exato momento!

 

Tenha pensamentos positivos  🧠

Alguns podem achar essa frase meio clichê, porém ela não deixa de ser verdade!

Trazer pensamentos positivos para sua vida. Viver a vida mais levemente e não deixar se abater pelos estresses diários já são um ótimo começo.

 

 

Pratique exercícios  ⚽🎾

A prática de exercícios físicos regulares (no mínimo 3x por semana) são ótimos para a mente e corpo.

Estudos comprovam que a prática de exercícios ajudam na liberação de hormônios ligados à sensação de bem estar.

Além de trazer a sensação de bem-estar, a prática de exercícios regularmente ajuda na saúde do coração e a manter a boa forma física.

 

 

Tenha uma dieta consciente e saudável  🍉🥦

Na alimentação, receitas ou dietas acompanhadas de azeite de oliva, peixes, frutas, verduras e oleaginosas (nozes, castanhas etc) são ideais para ajudar na prevenção contra a depressão. (Ministério da saúde)

Uma alimentação saudável e diversificada, além de ajudar a prevenir a depressão, irá beneficiar seu corpo como um todo. Um corpo que possui todas as vitaminas e componentes para sua manutenção é um corpo feliz.

 

 

Não se isole  ⛔

Atitudes como a de se isolar são pontos chave no desenvolvimento de casos de depressão.

Por isso se cerque das pessoas que você mais ame.

Se você tem dificuldades em encontrar amigos, não desista! Há sempre pessoas com quem você pode partilhar dos mesmos gostos e com isso pode surgir uma bela amizade.

 

 

Identifique as coisas que te aborrecem  ☔

A primeira coisa a se notar é como as emoções negativas nos afetam. É uma das causas mais poderosas para fechar as nossas mentes a oportunidades ou novas ideias.

Saiba identificar as coisas que mais te afetam durante o dia e aprenda a criar uma barreira contra os aborrecimentos. Técnicas de respiração são ótimas aliadas nesses momentos.

Para saber mais sobre técnicas de respiração, clique AQUI.

Esteja receptivo a dar e receber emoções positivas! A princípio pode parecer bobo, porém, terminar um dia sabendo e vendo coisas boas acontecerem é muito melhor do que passar o dia recebendo situações negativas, não acha?

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados