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Como o estresse afeta nosso peso?

Entre as várias questões afetadas pelo estresse, podemos incluir a alimentação e aumento do peso, isso acontece devido ao aumento do hormônio cortisol em nosso corpo, que estimulado a longo prazo pode elevar os níveis de glicose e, na sequência, de insulina, impactando diretamente no ganho de peso. 

O estresse pode contribuir para alterações no nosso corpo como:

  •  Favorece doenças metabólicas pela alteração dos hormônios;
  •  Leva a escolhas alimentares inadequadas, com piora da qualidade;
  •  Leva a um comportamento alimentar inadequado: compulsões, descontando o estresse na comida ou perda do apetite, o que pode provocar a perda de massa magra pela restrição alimentar;
  • Leva a interrupção dos exercícios físicos.

Consequentemente, por todas as alterações o aumento de peso pode ocorrer, gerando ainda o maior acúmulo de gordura e redução de massa muscular pelas ações hormonais.

É visto então que o estresse ocasiona alterações na forma de se alimentar, nas escolhas alimentares e na composição corporal. Sendo assim, este autogerenciamento e autocuidado é sempre necessário. Sabemos que nem sempre é fácil, mas olhar para si mesmo e entender as próprias reações e limites, precisa ser constante. 

 

Como evitar o ganho de peso causado pelo estresse?

Lidar com o ganho de peso associado ao estresse não tem uma solução milagrosa. O primeiro passo é identificar a origem desse problema e tentar resolvê-lo.

Enquanto isso, para mitigar os efeitos, algumas práticas diárias podem ajudar:

  • Priorize uma boa qualidade de sono.
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos.
  • Aproveite a música como uma forma de relaxamento.
  • Experimente a meditação para reduzir o estresse.
  • Estabeleça momentos de desconexão para descansar.
  • Cuide de si mesmo: reserve um tempo para atividades prazerosas ou hobbies.

Além disso, buscar apoio psicológico é fundamental. Em alguns casos, um acompanhamento psiquiátrico pode ser indicado.

https://youtu.be/k_iF7MtXoHQ?si=ydgIVM6wn8Fm-TSi

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