Scroll to top

Como se livrar dos Ácaros?

Os ácaros não estão apenas entre as criaturas mais predominantes no planeta, eles também estão entre as mais diversas. E, por causa de seu pequeno tamanho, eles passam despercebidos.

A maioria das espécies de ácaros é inofensiva para os seres humanos, mas algumas podem causar diversos distúrbios alérgicos. É por isso que pode ser tão crucial se livrar dos ácaros.

Os ácaros são pragas microscópicas (fazem parte dos aracnídeos) que geram algumas das substâncias mais comuns, ou alérgenos, que podem desencadear reações alérgicas e asma em muitas pessoas. Centenas de milhares de ácaros podem viver na cama, colchões, móveis estofados, tapetes ou cortinas em sua casa. Eles se alimentam das células mortas da pele humana encontradas no pó.

Os ácaros que encontramos nas nossas casas não são parasitas; eles não mordem, picam ou entram em nossos corpos. O alérgeno prejudicial que eles criam vem de suas pelotas fecais e fragmentos do corpo. Os ácaros da poeira estão em toda parte; Cerca de quatro em cada cinco lares têm níveis detectáveis de alérgenos de ácaros em pelo menos uma cama.

Entretanto, existem algumas espécies de ácaros que são capazes de viver em humanos e podem transmitir doenças ou causar distúrbios alérgicos.

Se você está preocupado com os ácaros em sua casa, não se preocupe. É só seguir as dicas que vamos te passar! 😊
Reduza a umidade.

Para minimizar o crescimento de ácaros, mantenha sua casa com os níveis de umidade abaixo dos 50%. Em áreas úmidas, ar condicionado e desumidificadores podem ajudar. Em dias secos, abra suas janelas por uma hora por dia para ajudar a remover a umidade da casa.

Os ácaros vivem confortavelmente em uma temperatura similar a nós, seres humanos. Porém eles preferem uma umidade mais alta.Níveis abaixo de 70% de umidade relativa reduzem consideravelmente a taxa de reprodução dos ácaros, então tente manter a umidade relativa do seu quarto e da casa em torno de 50%.

Você pode testar a umidade em casa com um monitor eletrônico de umidade. Se você achar que os níveis de umidade relativa são maiores que 50%, tente fazer com que o ar circule pela sua casa usando aberturas de ventilação e ventiladores e abrindo frequentemente janelas.Se isso não funcionar, ou se for muito inconveniente, também é possível controlar a umidade com aparelhos de ar condicionado e desumidificadores.

Limpe e remova a poeira regularmente

Como falamos, os ácaros da poeira residem e se alimentam das células mortas que caem da nossa pele e constituem a poeira na casa e principalmente na cama. Como perdemos pele por dia suficiente para alimentar 1 milhão desses pequenos insetos, manter a limpeza da casa e das roupas de cama é essencial.

Anote todos os locais da sua casa onde a poeira tende a se acumular e limpe essas áreas várias vezes por semana preferencialmente com um pano úmido com desinfetante ou álcool. Certifique-se de limpar a poeira ao invés de apenas varrer, pois assim você vai impedir que o vento carregue os ácaros de volta para os tapetes e sua cama.

Para realmente capturar poeira, pelos e outros alérgenos transportados pelo ar, você deve usar um aspirador de pó com filtro selado. Filtros selados tendem a reter 99% das partículas presentes no ar e impedem as mesmas de serem expelidas pelo exaustor do aparelho.

Mate os ácaros da poeira lavando tecidos em água quente

Felizmente, os ácaros não são muito resistentes a altas temperaturas quentes.Por isso, coloque seus lençóis de cama, fronhas e travesseiros, roupas, cortinas, tapetes e outros tecidos laváveis através de um ajuste de lavagem com a água entre 54°C e 60°C, a fim de matá-los e remover suas fezes e partículas de pele.Use um ajuste de calor similar no secador de roupas e deixe o ciclo funcionar até que tudo esteja completamente seco. O calor do secador deve cuidar de todos os ácaros que sobreviveram à lavagem. Tente fazer isso semanalmente para manter a população de ácaros no mínimo.

Lave sua cama todas as semanas porque uma cama quente, escura e úmida é o habitat perfeito para os ácaros prosperarem. Além disso, os flocos de pele morta que humanos perdem durante a noite tornam-se fontes alimentares ideais para essas pequenas pragas.

Outra técnica é usar limpadores a vapor. A maioria dos limpadores a vapor atinge uma temperatura de 93 a 121 ° C. Isto é ainda mais quente que as temperaturas nas máquinas de lavar e secar.

Use o limpador a vapor em carpetes, cortinas, almofadas, superfícies de cozinha / banheiro e outros locais de difícil acesso. O vapor não só mata ácaros, mas também desinfeta matando bactérias e fungos. Lembre-se que, enquanto o vapor pode matar 100% dos ácaros, seus excrementos e cadáveres são o que realmente causa alergias, portanto, após limpar, use um pano úmido ou um aspirador nas superfícies.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados