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Como você está se relacionando?

O relacionamento interpessoal é a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo. Tem muito a ver com a maneira como tratamos e nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações.

Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer pessoa, tanto para termos um networking qualitativo quanto para contribuir com o clima positivo dentro da equipe.

Para ter um bom relacionamento interpessoal é importante desenvolver algumas das habilidades abaixo:

✅ Desenvolver a Empatia
Empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Cada indivíduo é único e rico dentro de suas peculiaridades. Por isso, saber extrair o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores e respeitar suas dificuldades é muito importante para o andamento do trabalho. As relações interpessoais no trabalho precisam de empatia para deixar o dia a dia muito mais leve, harmonioso e produtivo.

✅ Desenvolver a Simpatia
Um sorriso abre portas! Sorria para as pessoas, seja simpático. As pessoas são sempre mais receptivas com quem é receptivo com elas. Quando você sorri, as pessoas retribuem o sorriso e isso o deixará mais à vontade para realizar uma abordagem e iniciar uma comunicação.

✅ Adaptar-se às diferenças
Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas no ambiente profissional.

✅ Buscar o autoconhecimento
Conheça a si mesmo para que possa entender os outros.

✅ Evitar ficar alienado
Ler, estudar e discorrer por diversos assuntos é saudável, importante para as relações e para entender a opinião do outro.

✅ Ser comunicativo/Saber ouvir
Ser comunicativo não significa falar sem parar o tempo todo, mas sim saber abordar uma pessoa com simpatia, desenvolver uma conversa com clareza e objetividade e saber discutir sobre várias ideias e assuntos.
É possível treinar e desenvolver essas habilidades em sua rotina com familiares, amigo e até mesmo no seu trabalho. Se permita ser a sua melhor versão.

✅ Reconhecer os próprios erros
Não há mal nenhum em errar, o mal está em não admitir e reconhecer um erro. Ninguém é perfeito, por que você precisa ser? Reconhecer um erro ou uma falha é o maior sinal de humildade e isso faz com que as pessoas realmente se sintam bem e confiem com você.

✅ Saber receber e fazer críticas
Entenda que críticas são aprendizados e parte do processo de autoconhecimento. Receba críticas com humildade e atenção. Avalie com cuidado as falhas pontuadas e veja onde pode melhorar. E, ao fazer uma crítica, procure ser gentil e entregá-la de forma construtiva, para que o outro a receba como uma oportunidade de evolução.


No ambiente profissional vale ressaltar algumas dicas:

💡 Manter a formalidade;
💡 Dialogar nas horas certas;
💡 Fugir da “rádio corredor”;
💡 Atenção compartilhar detalhes da vida pessoal;
💡 Evitar disputas e conflitos;
💡 Ser prestativo e não intrusivo;
💡 Dialogar ao invés de discutir;
💡 Não ser arrogante;
💡 Cuidado com redes sociais e uso do celular;
💡 Cuidado com as relações;
💡 Cuide com higiene pessoal e vestimenta.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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