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Comunicação não violenta

A COMUNICAÇÃO É O PRINCIPAL MEIO DE TRANSMISSÃO DAS INFORMAÇÕES. Então, qual é nosso papel na minimização das interpretações falhas que levam muitas vezes a conclusões precipitadas e errôneas?

Quando entendemos que nossas palavras podem causar mágoa e dor a quem os ouve, passamos a perceber que mesmo não considerando nossa comunicação e/ou modo de falar “violentos”, nem sempre quem nos ouve, sente desta forma.

Cabe a nós, buscarmos em nossa fala, a empatia pelo outro, tentarmos compreender de forma objetiva e racional o sentimento do outro, e seu comportamento em determinadas circunstâncias. Isso nos ajudará a entender acima de tudo, a forma como a outra pessoa toma decisões.

DICAS DE OURO NA HORA DE SE COMUNICAR:

Cuidado com os rótulos, eles costumam ser genéricos e nos impedem de escutar o outro. Lembre que somos indivíduos únicos.

Não generalize, análise os dados e os fatos que você está recebendo. Cuide para não antecipe suas conclusões sobre a situação.

Ouça a pessoa sem interrupções, permita-se ouvir na essência, escute as entrelinhas da história, isso aproximará você de quem está falando.

Lembre-se que sempre existe um sentimento, busque perguntar o que o outro está sentido com a situação, isso ajudará a desenvolver a conversa.

Pergunte se você pode ajudar, por trás de todo o comportamento existe uma necessidade não atendida.

E por último e não menos importante, tenha cuidado com as palavras que possam transmitir sensação de cobrança, pouco caso ou impaciência. Troque o “você nunca faz nada”, “você sempre se atrasa” ou “o seu dever é…” por perguntas como: “Você está com dificuldades para fazer tal tarefa?”, “Nos últimos dois dias percebi que você chegou atrasado, aconteceu alguma coisa?”, “Preciso de ajuda para desenvolver tal coisa, você poderia me auxiliar com isso?”.

LEMBRE-SE: comunicação não violenta se baseia em fatos. Esteja presente, esvazie sua mente e seja capaz de ouvir o outro antes de dar uma resposta.

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