O diafragma é o nosso principal músculo respiratório e, ao focarmos nossa respiração nele, atingimos um nível de relaxamento profundo e global em todo o corpo.
Reaprender a respirar pelo diafragma é benéfico para todos. A respiração diafragmática (também chamada de “respiração abdominal” ou “respiração do ventre”) incentiva a troca completa de oxigênio – ou seja, a troca benéfica do oxigênio recebido pela saída de dióxido de carbono. Não é de surpreender que esse tipo de respiração diminua o batimento cardíaco e possa diminuir ou estabilizar a pressão sanguínea. O aumento da oxigenação promove alivio de estresse e ansiedade.
Aprenda a praticar a respiração diafragmática
Você pode praticar isso deitado de costas em uma superfície plana (ou na cama) com os joelhos dobrados, ou sentado em uma cadeira, com os joelhos dobrados e os ombros, cabeça e pescoço relaxados.
- Coloque uma mão na parte superior do tórax e a outra na barriga, logo abaixo da caixa torácica.
- Inspire lentamente pelo nariz, deixando o ar entrar profundamente, em direção à parte inferior da barriga. A mão no seu peito deve permanecer imóvel, enquanto a mão na sua barriga deve subir.
- Aperte os músculos abdominais e deixe-os cair para dentro enquanto expira pelos lábios franzidos. A mão na sua barriga deve descer para sua posição original.
Pratique por 5 a 10 minutos, no mínimo uma vez ao dia.
Confira o vídeo do Minuto com a Over sobre o tema: