Scroll to top

Cuidados sobre a Síndrome Piriforme

Muitas vezes no nosso dia-a-dia acabamos prejudicando nossa saúde sem perceber! Pode parecer uma besteira, mas apenas o hábito de guardar a carteira no bolso de trás pode prejudicar seriamente sua coluna – especialmente aqueles que ficam sentados por muitas horas.

A Síndrome do Piriforme acontece em decorrência do desalinhamento do quadril, o que provoca uma curvatura errada na coluna e comprime as raízes nervosas que formam o nervo ciático e os músculos do glúteo. Sentar dessa maneira apenas meia hora/dia já é suficiente para aumentar a probabilidade de problemas ciáticos e fortes dores na coluna.

Apesar de ser uma das principais causas de dores lombares e isquiáticas, seu diagnóstico normalmente  é feito erroneamente em virtude da sua raridade, sintomas inespecíficos e ausência de testes específicos.

Apesar de seu diagnóstico se mostrar complicado, seu tratamento é relativamente simples, usando-se de sessões de fisioterapia e anti inflamatórios locais para aliviar a pressão do nervo, sendo indicado apenas em última instância intervenção cirúrgica.

Não existe um consenso acerca das causas da Síndrome Piriforme, porém são conhecidos alguns gatilhos que podem desencadear esse problema:

  • Traumas na região lombar, glúteos ou pelve.
  • Inflamações crônicas do músculo Piriforme geradas por alguma má formação anatômica.
  • Compressão do nervo isquiático causada por má posição na hora de sentar.

Por isso lembre-se: manter a postura correta durante o dia pode evitar diversos problemas.

Opte por sempre manter a coluna reta na vertical e os dois pés apoiados no chão. Assim o seu peso sera distribuído de maneira homogênea pelo seu corpo e membros inferiores.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados