Skip links

Cuide da sua saúde intestinal!

Você já ouviu falar que o intestino é o nosso segundo cérebro?

Além de todos os processos metabólicos que ocorrem nesse órgão, ele também se relaciona com os sistemas nervoso, endócrino e imunológico.

O ideal é que não se tenha episódios de diarreia (fezes líquidas, normalmente com cólicas), nem de constipação (com grande esforço nas idas ao banheiro).

É também importante saber, que cada indivíduo tem suas particularidades, e sofre influência dos mais diversos fatores, podendo ser: genético, de doenças, medicamentos, alimentação e até mesmo do estresse. Vale a pena fazer o que é possível para colaborar e evitar o desgaste deste órgão!

 E o que ajuda para que isso funcione bem? Em geral: As fibras, atividades físicas e água. 

As fibras se dividem em três tipo: as solúveis que formam um gel, dão mais saciedade e retarda a absorção de carboidratos e gorduras; as insolúveis que aceleram o trânsito intestinal, aumentando o volume fecal e prevenindo a constipação; as prebióticas que estimulam o crescimento e atividade da microbiota, além de contribuir para a saúde das células intestinais.

A atividade física contribui porque o trânsito intestinal é dado pelo peristaltismo, que é nome do movimento de contração que ajuda a empurrar todo o conteúdo que não foi aproveitado até o final da porção intestinal para enfim expulsar, as fezes. Então quanto mais ativa fisicamente, maior é o estímulo destes movimentos que também vão ajudar no funcionamento intestinal saudável.

 E a Água? Tudo no organismo utiliza água! Com o intestino não é diferente. Além de todas as funções, o intestino vai eliminar os resíduos, e toda boa limpeza gasta água, certo? Se você tem uma boa ingestão de fibras para o intestino funcionar melhor, mas não bebe água, o efeito contrário irá ocorrer, e as fibras podem contribuir para a constipação.

Em resumo: combine uma rotina alimentar mais natural, com atividade físicas e boa hidratação, e contribua significativamente para a sua saúde!

Confira agora no Minuto com a Over 😉👇

Compartilhe esse conteúdo 😉

Leave a comment