Scroll to top

Depender demais da opinião dos outros, pode reduzir a autonomia?

Algumas pessoas são extremamente preocupadas com o que “os outros” vão pensar sobre seus atos e suas falas. Normalmente, viver desta forma é também ficar à mercê das ideias e pensamentos externos, sem ser capaz de pensar por si mesmo, avaliar e tomar uma decisão com segurança.

Viver sem saber o que fazer, como agir e pensar, pode fazer com você perca sua autonomia, já que sua liberdade de escolha e ação é diminuída por ninguém mais, ninguém menos do que VOCÊ MESMO.

É claro que as avaliações de outras pessoas podem servir como ótimos feedbacks e ajudar na estratégia de escolha em várias situações, mas não devem ser usadas como a base de tudo ou verdade absoluta.

Quando, damos para o outro o poder e a condição de escolher por nós, perdemos nesse momento toda e qualquer condição de escolha, liberdade e autonomia, então, acabamos por aceitar a decisão/escolha do outro, como verdade absoluta para nós, e nem sempre o que faz/fez bem para o outro, fará bem para nós.

Somos indivíduos diferentes, e por isso, temos de adotar formas e estratégias de vida igualmente diferentes.

Lembre-se sempre que é muito importante saber negociar, conversar, expor os sentimentos e vontades.

Quem sabe dizer, ouvir e entender um não, normalmente é capaz de manter-se inteiro e seguir a vida com tranquilidade e segurança, pois respeita a si e os outros, entendendo que: PEDIR OPINIÃO É BEM DIFERENTE DE DEPENDER DE UMA OPINIÃO.

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados