Scroll to top

Depressão Sazonal?

Transtorno Afetivo Sazonal, ou apenas Depressão Sazonal, é um tipo de depressão que está relacionado às mudanças nas estações –  ela tende a começar e terminar aproximadamente na mesma época do ano. Os sintomas da Depressão Sazonal geralmente começam no outono e continuam nos meses de inverno, esgotando suas energias e fazendo você se sentir cansado e mal humorado. Menos frequentemente, a Depressão Sazonal aparece também na primavera ou no início do verão.

O tratamento para Depressão Sazonal pode incluir terapia de luz (fototerapia), medicamentos e psicoterapia.

Não desconsidere esse sentimento anual como simplesmente um caso que você tem que resolver por conta própria. Tome medidas para manter o seu humor e motivação constantes ao longo do ano.

Para mais dicas, confira nossa matéria “Mantendo a positividade” com dicas de meditação e mindfulness, clicando AQUI.

Fique atento, pois os sintomas mais comuns incluem:
  • Sentindo-se deprimido a maior parte do dia, ou quase todos os dias.
  • Perda de interesse em atividades que você antes gostava.
  • Ter baixa energia ou sentir-se cansado.
  • Insônia.
  • Experimentando mudanças no seu apetite ou peso.
  • Sentindo-se lento ou agitado.
  • Tendo dificuldade em se concentrar.

 

As causas da Depressão Sazonal ainda são um mistério para os pesquisadores de todo o mundo, porém alguns fatores são levados mais em conta:
Seu relógio biológico (ritmo circadiano):

O nível reduzido de luz solar no outono e no inverno pode desencadear a Depressão Sazonal no início do inverno. Esta diminuição da luz solar pode perturbar o relógio interno do seu corpo e levar a sentimentos de depressão.

Níveis de serotonina:

Uma queda na serotonina, uma substância química do cérebro (neurotransmissor) que afeta o humor, pode desempenhar um papel na Depressão Sazonal. A luz solar reduzida pode causar uma queda na serotonina que pode desencadear a depressão.

Níveis de melatonina:

A mudança de estação pode perturbar o equilíbrio do nível de melatonina do corpo, que desempenha um papel nos padrões de sono e humor.

 

Lembre sempre que os fisioterapeutas da Over estão com você para te ajudar. Caso esteja com os sintomas acima, não hesite em abordá-los e contar seus sintomas, eles podem te dar dicas valiosas.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados