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Descanso dos olhos

Parece que todo mundo está olhando para uma tela de computador, telefone ou outro dispositivo digital atualmente. E isso está causando um problema sério chamado de fadiga ocular.

Além de manifestar-se nos olhos, os sintomas da condição também podem manifestar-se como: dor de cabeça; dor nos olhos; olhos avermelhados, secos ou lacrimejantes; visão embaçada ou dupla; aumento da sensibilidade à luz; dor no pescoço, ombros ou costas e dificuldade de concentração.

Existem algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar a prevenir a fadiga ocular. Confira:

1. Sunning ☀

Tomar sol é uma boa maneira de começar o dia. Fique na frente de uma janela ou de um local que receba bastante luz solar. Feche os olhos e permita que a luz do sol aqueça as pálpebras. Faça isso sem seus óculos ou lentes de contato. A luz solar ajuda a retina a liberar dopamina, o que ajuda no desenvolvimento saudável dos olhos e previne a miopia em crianças pequenas.
Não olhe diretamente para o sol neste método.

2. Desvie o olhar com frequência ou a regra 20-20-20

Muitas vezes, a fadiga ocular ocorre quando você se envolve em uma única atividade por um período muito longo e sem interrupção.
Você deve mudar seu foco para algo diferente da atividade a cada 20 minutos. O que você focaliza deve estar a 6 metros de distância e deve olhar por pelo menos 20 segundos. Isso é conhecido como regra 20-20-20.
Você não deve apenas desviar o olhar a cada 20 minutos, mas também evitar uma atividade intensa por várias horas durante o dia. Equilibre essa atividade com outras que exijam diferentes usos dos seus olhos. Por exemplo, faça uma caminhada na luz natural durante o intervalo para o almoço, se você passou a manhã inteira trabalhando em um computador.

3. Pisque os olhos com mais frequência

A exposição contínua à tela da TV e o uso prolongado do computador levam a olhos secos, causando dores de cabeça, fadiga ocular e visão embaçada. Quando os olhos são absorvidos na tela, a taxa de piscada cai. Portanto, da próxima vez que sentir a tensão, comece a piscar e lubrificará os olhos enquanto refresca seu cérebro para processar novos dados visuais com mais eficiência. Uma opção alternativa também é o uso de colírio.

4. Role os olhos

Role os olhos para a direita e depois lentamente desvie o olhar para a esquerda. Continue fazendo o mesmo, mas em direções opostas. Em seguida, mova seu olhar em direções diferentes, olhando da direita para a esquerda e depois para cima e para baixo. Você também pode desenhar figuras geométricas com o seu olhar. Repita o processo por cinco a dez vezes.

5. Palmas das mãos para uma visão relaxada

Essa é uma técnica de relaxamento ocular altamente eficaz que você pode usar toda vez que estiver com a vista cansada. Tudo o que você precisa fazer é colocar as palmas das mãos sobre os olhos para criar uma pressão suave.
Mantenha os olhos fechados e olhe para o espaço escuro, mantendo o foco na distância. Mantenha a pressão até ver todos os tons residuais desbotarem. Este exercício funcionará para redefinir sua visão, lubrificar seus olhos e permitir que descanse e relaxe. Faça este exercício por pelo menos 30 segundos.


Confira o vídeo do Minuto com a Over sobre o tema:
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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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