Skip links

Entendendo a depressão e a angústia através da perspectiva da MTC

Neste mundo, onde a tensão de cada dia é imensa, a maioria das pessoas enfrenta problemas de desesperança, ansiedade e depressão. Enquanto a medicina ocidental tem soluções apropriadas a oferecer, muitos de nós anseiam por uma abordagem holística para a vida que inclua não apenas o quadro total de nossos sintomas físicos, mas também nossos aspectos emocionais e espirituais. É aí que entra a Medicina Tradicional Chinesa no que se refere a esta singela visão da depressão e do desespero.

 

Depressão e angústia na MTC

A MTC considera a depressão e a angústia como desequilíbrios energéticos que afetam não só a mente, mas também o seu corpo e espírito. Para essa visão ancestral, seus estados emocionais são muitas vezes o resultado de um bloqueio ou impedimento do fluxo de “energia vital” ou “Qi” através do corpo. Quando seu Qi está parado ou desequilibrado por um motivo ou outro, pode ser manifestado como tristeza, ansiedade, falta de motivação, incapacidade de concentração, etc.

 

Tratamentos 

A MTC utiliza diversas técnicas para lidar com esses desequilíbrios, dentre elas estão a acupuntura, a fitoterapia, o Tui Ná – massagem terapêutica –, exercícios de respiração (Qi Gong) e práticas meditativas, como a meditação e o tai chi. Todas, em última instância, servem para restabelecer o movimento do Qi do organismo, o que resulta no fortalecimento da mente, do corpo e do espírito.

A acupuntura, por exemplo, é largamente conhecida por sua eficiência no tratamento da depressão. Através de agulhas em locais específicos do corpo, o acupunturista pode desbloquear o Qi e estimular a produção de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

Com uma enorme variedade de ervas e plantas medicinais, a fitoterapia chinesa pode ser combinada de maneira individualizada de acordo com a necessidade do paciente. Além disso, a MTC valoriza hábitos como boa alimentação, um sono reparador e redução de estresse, três fatores reconhecidos pela medicina moderna como determinantes para o tratamento eficaz da depressão e angústia.

Depressão e tristeza são desafios do cotidiano que todos nós compartilhamos em alguma fase de nossas vidas. Contudo, a MTC fornece uma metodologia própria em busca da paz e equilíbrio. Unindo técnicas milenares com nossa compreensão contemporânea da conexão mente-corpo, ela nos encoraja a enxergar para além das aparências e a cultivar uma relação mais abrangente e compassiva com nós próprios. Que a nossa caminhada nos inspire a encontrar a paz interior e realização que tanto buscamos.

Compartilhe esse conteúdo 😉