Skip links

Descubra as características e prevenção das Cãibras

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercícios físicos intensos, refeições e até mesmo durante o sono. 

Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, pode acontecer em vários músculos  do nosso corpo.

Suas causas podem ser diversas, como o uso excessivo do músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo.

Como prevenção, você pode simplesmente aumentar a sua hidratação! Para quem faz atividade física, é interessante uma hidratação com isotônicos.

Evolua nas suas atividades, pois acelerar o corpo aumentando a intensidade do treino do dia para noite não é recomendado, permita que seu corpo se acostume com o estímulo antes de intensificar o exercício, e lembre-se: é importante não só um trabalho de força muscular, mas também de alongamento!

E o que você pode fazer durante uma cãibra?

Quando a contração do músculo acontece de forma involuntária, o ideal é realizar, de forma suave, o movimento oposto da contração, realizando um alongamento no músculo afetado.

Após a contração passar, realize uma auto massagem de forma suave na região, com a intenção de soltar a musculatura por completo e lembre-se: siga as dicas de prevenção para  evitar a repetição da câimbra!

Veja nossas dicas de como prevenir as cãibras 👇

Compartilhe esse conteúdo 😉