Skip links

Dia mundial do sono: como ter um sono saudável?

Dia mundial do sono: como ter um sono saudável?

O dia mundial do sono visa alertar tanto a área da saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade. A princípio, ele pode ainda ser definido como um período de descanso para o corpo e a mente.

No ser humano, o sono é formado por cinco estágios, que duram cerca de noventa minutos e se repetem em até cinco vezes durante o descanso. Além disso, tempo ideal de sono que um adulto deve ter por noite é de em média 8 horas.

Mas, você sabe por que o seu sono é tão importante? Apesar de o hábito de dormir ser completamente natural, nem sempre é tão fácil quanto parece, mas é possível obter um sono saudável.

O excesso de estímulos, sejam eles relacionados à vida pessoal ou profissional, sobretudo associados a uma má alimentação, trazem interferências na qualidade do sono.

Não basta deitar na cama e dormir por seis ou oito horas, precisamos ter um sono verdadeiramente restaurador.

Mudanças simples no seu estilo de vida melhoram a qualidade do sono, como:

– Limite o consumo de cafeína (presentes no café, refrigerante, chás, etc);
– Exercite-se regularmente (mas não antes de dormir);
– Beba chá a base de ervas (camomila, erva doce, erva cidreira, etc);
– Busque se desconectar antes de dormir, TV e celulares emitem luzes que prejudicam a liberação ideal de hormônios para o seu corpo relaxar.

É importante lembrar que o sono está envolvido com a consolidação da memória, controle da inflamação, regulação hormonal, regulação cardiovascular e muitas outras funções importantes.

A duração insuficiente do sono e a má qualidade do sono estarão associadas a vários resultados adversos significativos para a saúde .

Aproveite o dia mundial do sono para leitura, meditação ou até mesmo se preparar para o próximo dia, um sono saudável é essencial para todo ser humano.

 

Compartilhe esse conteúdo 😉