Scroll to top

Dicas de meditação

A meditação é uma abordagem para treinar a mente, semelhante à maneira como a ginástica é uma abordagem para treinar o corpo.

Caso você não saiba como meditar, fique tranquilo. O importante é dar o primeiro passo 😃
Em geral, a maneira mais fácil de começar a meditar é concentrando-se na respiração – um exemplo de uma das abordagens mais comuns da meditação: concentração.

Conheça abaixo mais sobre meditação mindfulness, que tem maior facilidade de acesso, porém você pode escolher o método mais compatível com seus objetivos.

A meditação da atenção plena – também conhecida como mindfulness – encoraja o praticante a observar pensamentos errantes enquanto flutuam pela mente. A intenção não é se envolver com os pensamentos ou julgá-los, mas simplesmente estar ciente de cada nota mental que surgir.

Através da meditação mindfulness, você pode ver como seus pensamentos e sentimentos tendem a se mover em padrões particulares. Com o tempo, você pode se tornar mais consciente da tendência humana de julgar rapidamente uma experiência como boa ou ruim, agradável ou desagradável. Com a prática, um equilíbrio interno se desenvolve.

Dicas Overstress de Meditação Mindfulness 🧘‍♀️

1 – Prepare-se para meditar.

Procure usar roupas confortáveis. Prepare um ambiente confortável sem ruídos e diminua a luz.

2 – Pratique o hábito da meditação.

Fixe horários mesmo que não pratique todo dia.

3 – Use um cronômetro.

É preciso praticar por 3 a 5 minutos, podendo estender até 30 minutos, se preferir. Comece com meditações curtas e prolongue aos poucos.

4 – Posicione-se.

Sente-se na posição de lótus ou índio. Porém não é obrigatório assumir esta postura, escolha uma posição confortável. Se posicione de forma ereta e sem incômodos físicos.

5 – Foque na respiração.

Inspire, sentindo o ar entrar nos pulmões. Expire devagar, percebendo as partes do corpo que se movem quando esvazia os pulmões. Procure inspirar profundamente e segure um instante antes de expirar, depois solte o ar como um suspiro. Você pode contar até 4 enquanto puxa o ar, e repetir a contagem na expiração. Caso desvie seu pensamento do exercício, apenas volte a concentrar-se na respiração.

6 – Escaneie seu corpo.

Sem mistérios, dirija seus pensamentos às sensações do seu corpo. Primeiro, dirija a sua atenção ao seu couro cabeludo, desça para a testa, olhos, bochechas, língua, nuca, ombros, peito, abdômen, coluna vertebral, braços, mãos, sinta até as pontas dos dedos onde poderá sentir um leve formigamento. Continue o processo se concentrando no quadril, coxas, joelhos, tornozelos, pés, dedos… Quanto mais lento esse escaneamento melhor a sensação de calma e imersão na meditação.

7 – Pratique a meditação guiada.

É interessante para iniciantes, é uma narrativa proposta por um instrutor, que conduz as atitudes e pensamentos. Nem todos os estilos de instrutores são propícios para você, procure alguém com tom de voz e ritmo que lhe agrade.


Confira o vídeo do Minuto com a Over sobre o tema:

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados