A primavera chegou, os dias quentes e ensolarados substituem as tardes frias e nebulosas. 🌞🌻🌺
Mas, como em qualquer estação, a primavera possui suas doenças características que se propagam com maior intensidade nessa época do ano.
Como a primavera sucede o inverno, esta estação experimenta muitas das doenças que também são observadas durante o Inverno.
Como o clima da Primavera é instável, por ser uma estação de transição, você pode experimentar dias quentes e igualmente frios durante um curto período de tempo. Isso acaba debilitando o sistema imunológico e deixa o corpo suscetível ao ataque de doenças.
Por isso fique atento à essas doenças, e a melhor maneira de preveni-las, para você aproveitar ao máximo essa estação com saúde e disposição:
Gripe e resfriados
A Primavera, por ser uma estação de transição, ainda apresenta dias frios e chuvosos, característicos do Inverno.
Nesses dias a tendência é de nos mantermos em ambientes fechados, isso acaba se tornando um ambiente propício para a transmissão de vírus como da influenza, que é responsável pela gripe e o rinovírus, responsável pelo resfriado.
Por isso devemos manter as janelas abertas, lavar as mãos constantemente – usar álcool em gel é essencial.
Alergias
Uns dos problemas mais comuns durante a Primavera são os casos de rinite, conjuntivite e também asma.
Eles surgem em decorrência das partículas de pólen e outros objetos que ficam em circulação pelo ar. Ao entrar em contato com os olhos, mucosas do nariz, etc, acabam provocando alergias.
A irritação no nariz decorrente de partículas é uma reação natural do corpo para bloquear as vias para que corpos estranhos e potencialmente nocivos não cheguem aos pulmões.
Porém na rinite alérgica essa reação é exagerada e resulta em casos prolongados de alergia, onde há coriza, irritação e bloqueio parcial ou total do nariz.
Algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras, por isso é muito importante deixar as janelas e portas abertas durante o dia para o ar circular pelos ambientes, evitando assim o acúmulo dessas partículas dentro de casa ou no trabalho.
Limpar a casa regularmente, com água e sabão neutro, também lavar as roupas de cama semanalmente é muito importante para evitar o acúmulo de partículas alergênicas pela casa.