Scroll to top

Doenças Respiratórias no Outono

O outono traz mais do que apenas temperaturas baixas e folhas caindo. A mudança do verão para o outono também traz mudanças para a sua saúde.

O outono e o inverno são as estações de alta temporada para doenças virais, especialmente a gripe. Os vírus são facilmente transmitidos entre as pessoas e são particularmente perigosos para os idosos, crianças e pessoas com o sistema imunológico frágil. E o clima frio acaba desempenhando um papel principal na debilitação da sua imunidade.

Lavar as mãos constantemente e evitar locais fechados, sem circulação de ar, já são ótimas maneiras de se prevenir. Assim como tomar a vacina da gripe anualmente (consulte com seu plano de saúde as unidades que estão oferecendo a vacina).

Mas cuidado! Não é só a gripe que espreita os cantos frios do Outono…
Alergias de Outono

Algumas plantas liberam pólen mais tarde que outras. Como resultado, as alergias de outono são uma doença comum que afetam milhões de pessoas pelo mundo. Essa doença sazonal ultrapassa as fronteiras regionais, pois o pólen pode viajar centenas de quilômetros através dos sistemas climáticos e correntes de vento. Os sintomas mais comuns das alergias de Outono se alinham às alergias da primavera: nariz escorrendo, olhos lacrimejantes, espirros, tosse e congestão nasal.

É muito importante tratar os sintomas da alergia o quanto antes, pois esses podem desencadear uma crise de Rinite, obstruindo os seios faciais e levando à uma crise de Sinusite. É um efeito cascata, e os efeitos são debilitantes, levando à escorrimento nasal, tosse, espirros e dor de cabeça.

 

Resfriado comum

É muito comum pegar um resfriado quando o tempo muda de repente e sai o calor e entra o frio, ou quando você não se veste adequadamente em dias muito frios.

Entre os sintomas estão o nariz escorrendo, dor de garganta e tosse. Normalmente não precisa de tratamento especial e desaparece em alguns dias. A melhor coisa que você pode fazer quando está com resfriado é descansar um pouco, dormir mais tempo do que o normal, se possível, comer uma dieta saudável para obter todas as vitaminas e minerais que seu corpo precisa e beber bastante água.

Além disso, é útil que você tente remédios caseiros, como chás de ervas, especialmente Camomila, mentol, um pouco de manteiga em sua xícara de chá para suavizar a dor de garganta e gargarejo com água salgada.

 

Gripe

Idosos e pessoas com problemas crônicos de saúde devem ser extremamente cuidadosos quando se trata da gripe.

Os sintomas incluem tosse, coriza, febre, fraqueza e dores pelo corpo e desaparecem e questão de alguns dias.

É muito importante evitar o contato com outras pessoas para não transmitir a doença. Lavar as mãos, cobrir a boca ao espirrar, não partilhar talheres, dentre outros.

Em casos extremos, a gripe pode até ser fatal se não houver prevenção ou tratamento imediato. A melhor maneira de evitar isso é obter a vacina contra a gripe. Se você pertence a um grupo de pessoas vulneráveis como idosos ou pessoas com imunodeficiência, provavelmente deve consultar seu médico se tiver gripe.

 

 

 

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados