Como a alimentação pode auxiliar no combate as dores de cabeça?
- Prefira preparações mornas, neste momento os gelados podem aumentar a dor.
- Os alimentos fontes de magnésio (que atuam no relaxamento dos vasos) são boas opções: hortelã, couve, salsa, espinafre, aveia, abacate.
- O ômega 3 tem poder antiinflamatório, e suas fontes também são indicadas neste momento: salmão, sardinha, atum.
- Merece cautela o consumo de cafeína, encontrada em alimentos como café, chá mate, refrigerantes à base de cola, achocolatados.
- Os doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite) também não são boas opções em momentos de dores de cabeça.
- Corantes também podem predispor, assim como os embutidos, sugerindo atenção ao consumo.
Alimentos ricos em tiamina, estão entre os que podem ser gatilho após o consumo: vinho tinto, pão com fermento, creme de leite, queijo velho, ameixas vermelhas, figo, fígado, salame, salsicha, vagem, berinjela, molho de soja, caldos de carne, molhos comerciais, , azeitona, chocolate, cacau, amendoim, nozes, feijão, couve, manteiga.
Porém, antes de trocar o seu cardápio, faça uma observação cuidadosa.
Anote tudo o que você come e repare nas reações no corpo, que se manifestam de forma individual, isso pode auxiliar na descoberta dos alimentos são gatilhos da sua dor de cabeça.
Lembre-se que a dor de cabeça, pode ser somente um sintoma de que você andou esquecendo de beber água, ou mesmo que já passou muito tempo em jejum e precisa alimentar!
Para contribuir para o bem estar geral, associe boa alimentação à hidratação adequada, atividade física regular e sono de qualidade!