Scroll to top

Elemento Fogo – Verão

O elemento Fogo é assim: calor, Verão, coração, alegria. É o período de festas, exposição na vida, momento favorável para ter contato com a natureza, para usar vermelho e abusar das flores…

Quando há equilíbrio no elemento fogo, a pessoa é expansiva, alegre, tem desejo de festejar e a vida corre feliz.

Qualquer dificuldade envolvendo a troca de calor humano, revela desequilíbrio em Fogo, como euforia, falta de alegria, dificuldades na comunicação, gargalhadas demais ou quem nunca ri, quem fala demais ou não se expressa de uma forma adequada, quem sempre é do contra, não tem amigos, etc.

Outros sintomas de desequilíbrio são: Frieza, febre, má circulação, digestão difícil, extremidades frias, veias varicosas, hemorróidas, confusão de emoções e sentimentos, dificuldade de concluir o que foi começado, gagueira, sensação de frio ou calor desproporcional.

Pessoas com personalidade Fogo são apaixonadas, alegres, comunicativas e carismáticas. Gostam de contato, seja físico ou afetivo, vivem relacionamentos profundos e são bem humoradas, tendendo às vezes ao nervosismo e ansiedade. A personalidade Fogo precisa aprender a preservar sua energia e território.

 

Na alimentação:

O verão gera calor e ativa a circulação sanguínea, deixando a pele corada e produzindo suor e o objetivo nesse momento é refrescar e tonificar as energias do coração e do intestino delgado.

Prefira os sabores salgados e ácidos por tonificarem e harmonizarem a energia do coração, respectivamente. Evitar o sabor doce por dispersar a energia do coração.        

O ideal para o verão são as preparações leves e de fácil digestão. Nesse caso, deve-se dar preferência às carnes brancas e aos temperos refrescantes, como hortelã, sálvia, orégano.

Os chás podem estar em temperatura mais fresca e as ervas mais indicadas são o chá verde, chimarrão, jasmim, carqueja, hortelã, capim-limão, rosas, flor de laranjeira, casca de abacaxi com hortelã, etc.

O importante nesse período é evitar o consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas, bem como os alimentos gordurosos, frituras, café, chocolate, amêndoas, pinhão, castanhas, noz, amendoim, coco, manteiga e margarina, cravo e canela, pimentas, cominho, curry, gengibre e frutas desidratadas. As carnes vermelhas e gordurosas devem ser evitadas, assim como o alho, que se não for excluído, deve ser utilizado em pequenas quantidades, associado a outro tempero refrescante.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados