Skip links

Energia Vital, como vai a sua?

Para começar a falar do pensamento oriental sobre o que é ter saúde, precisamos antes, ampliar nossa percepção a respeito da vida humana.

É necessário que nós, seres humanos, nos vejamos como parte de um universo infinito de manifestações de vida, diferentes na forma, mas constituídas pela mesma essência e alimentadas pela mesma respiração.

Antes de sabermos como está o seu Qi ou energia vital, primeiramente vamos falar sobre ele. O conceito de Qi ou energia vital é amplo e abrangente.
Entretanto, podemos dizer que Qi é a energia vital que circula dentro de nós e que nos mantém vivos, mas também é a energia que circula no ambiente e entre as pessoas. E sobretudo, é a energia que está na natureza, nos animais, no Universo.

Somos formados por um corpo físico e um corpo energético. E esse corpo energético, mesmo sendo invisível e impalpável, é tão real que os chineses há 5000 anos o chamaram de corpo de Qi, chi ou sopro.

Qualquer pessoa, uma criança, inclusive um animal, são capazes de perceber e sentir as alterações sutis deste corpo de Qi (chi, energia vital).

Por exemplo: um olhar alegre, vivo, denota um bom Qi, porém se estiver apagado, angustiado e aflito, pode revelar uma alteração do Qi, ou seja, uma alteração da energia vital.

Já reparou no olhar de alguém que está doente, com pouco Qi – energia vital diminuída? Ao contrário, e o olhar de quem está apaixonado? Portanto, através do olhar nós podemos fazer diversas leituras, mas cuidado, porque podemos também nos iludir… não conclua de imediato, observe mais e olhe outros sinais de vida, como por exemplo: o brilho dos cabelos, o viço da pele, o sorrir, a voz.

Os animais de estimação sentem quando a energia vital do seu dono não está bem. Eles deitam-se silenciosamente ao seu lado e aguardam até que ele melhore. Eles estão sempre atentos às nossas reações e enxergam, principalmente, as mudanças sutis da nossa energia vital.

Energia parada, bloqueada, traz, além de dor, mudança de humor. Portanto, quanto antes percebermos esta alteração, mais rapidamente podemos atuar, no intuito de fazer o Qi estagnado fluir harmoniosamente, trazendo saúde, bem-estar e alegria de viver.

Os chineses trabalham muito com imagens, o que pode nos ajudar a visualizar e compreender melhor como as coisas funcionam. Eles dizem que a nossa energia deve fluir livremente e sem obstáculos como um rio que irá encontrar o mar. Quando a água para, quando ela fica acumulada por um tempo, o que acontece? Ela apodrece. Cria bichos. Como consequência, pode trazer doenças.

A nossa energia também! No lugar onde está estagnada, pode aparecer dor, contraturas, inflamações, infecções, etc.

Confira agora no Minuto Over! 😉👇
Compartilhe esse conteúdo 😉