Nossa postura na hora de dormir pode afetar muito mais do que apenas o sono.
Uma posição inadequada favorece dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.
Nos dias frios, tendemos a contrair mais os músculos, a ficarmos “encolhidos” e nos movimentarmos menos, o que causa maior rigidez muscular podendo gerar desconforto ao se mover, especialmente após muito tempo parado na mesma posição.
Quando dormimos encolhidos, temos a tendência de ficar na mesma posição durante a noite, mesmo após estarmos com a sensação de “aquecimento do corpo”, e isso faz com que nosso corpo não relaxe o necessário para se sentir renovado no dia seguinte.
Diante disso, temos algumas dicas para evitar essas possíveis tensões musculares:
- Se possível, pratique algum tipo de exercício físico durante a noite. Pode ser um exercício aeróbico ou até mesmo um alongamento suave que gere aquecimento corporal, assim seu corpo aumenta a produção de energia e altera sua temperatura corporal comparada com o externo.
- Tente tomar banho uma hora antes de dormir, se vista com roupas quentes e permita que seu corpo se aqueça antes de deitar-se na cama, assim, você já vai estar acostumado com a temperatura do ambiente.
- Durante o frio nosso corpo ativa um mecanismo de proteção buscando manter aquecido o centro do corpo onde se localiza os órgãos vitais, ou seja, é normal nossas extremidades como pés e mãos ficarem gelados e darem a sensação de não estarmos devidamente aquecidos, nossa dica é colocar luvas ou meias antes de deitar, ou até mesmo, bolsas de água quente próximo aos pés, assim seu corpo irá se sentir mais confortável e relaxado durante o sono.
- E por último, busque perceber seu corpo, às vezes geramos mecanismos de tensão corporal só por conferir a temperatura externa do dia mas nem sempre isso nos afeta, busque perceber se você realmente está com frio e o quanto precisa para se manter aquecido para que assim possa desfrutar de uma boa noite de sono.