Scroll to top

Estou com dor muscular: devo voltar ao treino ou é melhor descansar?

Quando iniciamos um treino novo ou uma atividade física diferente, geralmente ela vem acompanhada de metas e expectativas, você tem em mente onde quer chegar e se programa para seguir o passo a passo necessário para cumprir as suas metas!

Mas neste caminho vem as interferências, como as “dores pós treino”, e assim, subir uma escada pode se tornar uma missão impossível. Você até evita sentar e levantar muito para não ser lembrado daquele desconforto na coxa.

E então surge a dúvida: “treino no próximo dia, mesmo com dor ou descanso e retorno às atividades apenas quando a dor passar?”.

Estar doendo é sinal de que o músculo não se recuperou totalmente, as micro lesões geram uma inflamação local que logo em seguida vai entrar em um processo de regeneração, esse processo é importante para a sua evolução. Ao se recuperar, o seu organismo irá construir fibras musculares mais fortes e resistentes, e é assim que a musculatura aumenta o seu condicionamento.

Mesmo sendo parte do processo, pode ocorrer situações onde a inflamação excede o limite, trazendo assim desconfortos significativos, mas antes de desistir do treino é preciso avaliar o grau desse incômodo. Uma alternativa é enumerar seu desconforto de 0 a 10 – sendo 10 algo muito intenso. Se passar de sete, fique em repouso.

Outra forma de quantificar essa dor, é analisar se ela está sendo limitante ou não, estar com dificuldade para sentar ou escovar os dentes significa que é melhor esperar alguns dias antes de retornar ao treino. E se o incômodo for ao caminhar, sentir o abdômen ao respirar ou a coxa ao subir uma escada, pode continuar normalmente.

Uma boa recuperação muscular depende de equilíbrio, busque manter uma boa nutrição, os exercícios devem ser realizados com atenção e controle e por último e não menos importante: ter um bom descanso pós atividade!

A recuperação irá acontecer no seu processo de repouso, por isso busque ter boas noites de sono e evite fazer todo dia o mesmo treino, exercícios alternados auxiliam não só no fortalecimento global do corpo como também no período necessário para cada musculatura se recuperar.

Confira agora no Minuto com a Over! 👇😁

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados