Scroll to top

Estresse e baixa imunidade andam lado a lado

Para a maioria de nós, o estresse é apenas uma parte da vida. Pode durar algumas horas ou pode se estender por anos. O estresse às vezes pode ser desencadeado por pequenos acontecimentos do dia a dia. Outras vezes, é resultado de um vida com problemas. Seja qual for o caso, se for crônico, pode prejudicar, e muito, seu sistema imunológico.

Estudos comprovam que estresse e ansiedade fazem parte do nosso biológico pois nos ajudam a sobreviver em situações de risco. Por exemplo, se nos deparássemos com um animal perigoso na natureza, o estresse e o medo restringiriam nosso foco para situações ao nosso redor, de modo que todo nosso foco e pensamento ficassem concentrados apenas naquela situação e em nada mais. Isso ajudou nossos antepassados a sobreviver no meio selvagem, porém não nos ajuda a pegar o ônibus e ir para casa preparar o jantar.

O estresse ocorre quando os eventos da vida superam suas habilidades de lidar conscientemente com isso. Isso faz com que seu corpo produza maiores níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Em surtos curtos, o cortisol pode aumentar sua imunidade limitando a inflamação. Mas com o tempo, seu corpo pode se acostumar a ter muito cortisol no sangue. E isso acaba abrindo as portas para mais inflamação. Além disso, o estresse diminui os linfócitos do corpo – os glóbulos brancos que ajudam a combater infecções e doenças. Quanto menor o seu nível de linfócitos, maior o risco de você acabar contraindo alguma doença, como resfriados e gripe.

Altos níveis de estresse também podem causar depressão e ansiedade, levando novamente a níveis mais altos de inflamação. A longo prazo, níveis altos e sustentados de inflamação apontam para um sistema imunológico sobrecarregado e que não possui mais a capacidade de defender o corpo adequadamente.

Então o que você pode fazer para diminuir o estresse diário e ansiedade e assim aumentar a sua resposta imunológica?
  • Perceba quais são os acontecimentos ou pensamentos do dia a dia que te levam a ficar estressado ou ansioso e adote técnicas de descompressão, como meditação ou técnicas de respiração.
  • Outro ponto muito importante é saber lidar com erros e falhas. Nenhuma pessoa é perfeita e errar é um processo natural que nos torna humanos, então não tenha medo de errar na vida, pois com nossos erros que aprendemos a melhorar no futuro.
  • Tenha uma dieta saudável e se alimente bem (3 refeições ao dia, com pequenos lanches entre os intervalos das refeições). Embora não existam estudos que comprovem totalmente a eficácia de uma alimentação saudável na resposta imune humana, há vários indícios de que um corpo saudável é menos suscetível a sucumbir a doenças.

 

Confira também algumas matérias que a Over preparou para te ajudar:

Você pode começar lendo nossa matéria sobre como combater a ansiedade clicando AQUI; onde damos dicas de como lidar com esse problema, que pode acabar passando despercebido.

Você também pode ler a nossa matéria sobre como manter a positividade clicando AQUI; para ter mais dicas de como lidar com os problemas e dificuldades do dia a dia mantendo a calma.

Por fim, você pode conferir nossa matéria onde falamos um pouquinho das propriedades do limão clicando AQUI; que é grande aliado do sistema imunológico.

Também não esqueça de conferir o Ciclo de Prevenção de Abril (2019) e o de Maio (2019).

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados