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Exercícios que estimulam a cognição

Poucas pessoas sabem, mas, nosso cérebro precisa estar em constante exercício nos mais variados âmbitos para se manter saudável e ativo.

 

Mas não se precipite achando que apenas games mentais ajudam. Para você sentir os benefícios que certas atividades causam no cérebro, é preciso uma variedade de outros hábitos que potencializem essas atividades.

Para exercitar seu cérebro por completo você precisa envolver os dois hemisférios do cérebro e do cerebelo. E isso só acontece quando você se mantém ativo..:

  • Explorando;
  • Usando a criatividade;
  • Praticando exercícios;
  • Aprendendo coisas novas;
  • Dormindo o suficiente;
  • Meditando;
  • Etc.

E tudo isso sendo feito nas 3 dimensões do mundo real e não se limitando apenas à uma tela plana de computador.

Programas digitais não conseguem efetivamente exercitar o cérebro por completo. Portanto, esses “exercícios de treinamento do cérebro” são o equivalente a, por exemplo, ir na academia e apenas fazer exercícios na parte superior do corpo, sem trabalhar as partes inferiores.

Por isso, siga essas dicas da Over para deixar seu cérebro saudável e ativo:

EXERCITE SUA CRIATIVIDADE  🖌️

Pesquisas mostram que treinar ou tocar algum instrumento musical melhora a função e a conectividade de diferentes regiões do cérebro e melhora a função cognitiva. Praticar um instrumento musical ajuda no aumento de volume do cérebro e fortalece a comunicação entre suas diferentes áreas.

Outro estudo também apontou que ler livros, escrever e participar de atividades que envolvem escrita, ajudam a estimular a memória. Os neurocientistas descobriram que a leitura de um livro pode melhorar a função cerebral em vários níveis no que se diz à memória de curto e longo prazo.

Curiosamente, descobriu-se que a leitura de livros de ficção melhora a capacidade do leitor de ser empático e flexiona a imaginação de uma maneira semelhante ao pensamento de um atleta enquanto ensaia algum movimento.

 

DURMA O SUFICIENTE  😴

O simples ato de dormir o suficiente (cerca de 7 a 8 horas para uma pessoa adulta) podem trazer resultados incríveis para o seu cérebro e, além de dar aquela energia durante o dia, vai ajudar você também na hora de se concentrar e focar nas tarefas que estão sendo realizadas.

A intensa atividade que ocorre no nosso cérebro para afixar novos conhecimentos e informações se beneficia diretamente de uma noite de sono bem dormida.

Nosso cérebro consome cerca de 20% do oxigênio presente no nosso sangue (Scientific American), então é de se esperar que ao final do dia ele precise de um tempo para descansar. É no sono que encontramos uma forma de repor as energias e acordar dispostos no dia seguinte.

Já a falta de sono, ou distúrbios relacionados a ele são associados a alterações estruturais do cérebro em certas regiões. Estudos ainda sugerem que a má qualidade do sono está associada à redução do volume de massa no cérebro como um todo.

Para saber mais sobre dicas para você dormir bem, veja nossa matéria CLICANDO AQUI.

 

ESTEJA ABERTO À NOVAS EXPERIÊNCIAS  🤩

Aprender novas habilidades e estar aberto à novas experiências, mantendo-se ativo socialmente, é fundamental para manter o cérebro ativo.

Nós humanos somos seres altamente sociáveis e toda nossa cultura e estrutura social está fundada nas relações interpessoais que criamos com as pessoas ao nosso redor. Se fechar à novas pessoas e novas experiências é limitar o uso das nossas conexões cerebrais e habilidades sociais que adquirimos ao longo do tempo.

Se fechar a aprender coisas novas também pode ser igualmente danoso para o processo cognitivo.

Descobertas recentes revelam que atividades menos exigentes, como apenas ouvir música clássica ou simplesmente completar quebra-cabeças, não fornecem benefícios visíveis para o envelhecimento da mente e do cérebro.

Há um senso comum de que precisamos manter nosso cérebro ativo para retardar o processo de envelhecimento cognitivo natural, no entanto, nem todas as atividades que envolvem o exercício da mente melhoram a função cognitiva.

Não basta apenas sair e fazer alguma coisa – é importante sair e fazer algo que não é familiar e que seja mentalmente desafiador, e que também estimule você mentalmente e socialmente. Quando você está dentro da sua zona de conforto, você pode estar fora da sua zona de aprimoramento.

 

PRATIQUE EXERCÍCIOS  🏃‍♀️🏃‍♂️

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica para a saúde geral do corpo e também para o processo de cognição do cérebro.

Certos hormônios, que acabam sendo produzidos durante atividades físicas, podem ajudar a melhorar a memória. Pesquisas correlacionam certos níveis de hormônios sanguíneos liberados durante atividades aeróbicas com o aumento de memória nas pessoas estudadas.

Outro benefício causado pela prática de exercícios é o aprimoramento da habilidade de alguém se manter focado em uma tarefa.

Quando você está praticando algum exercício físico seu corpo se condiciona a trazer todo o seu foco para o momento, para o agora. Essa prática é extremamente benéfica e, além de trazer benefícios para a mente, sendo usada no seu dia a dia pode trazer vários benefícios para o seu desempenho no ambiente de trabalho.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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