Scroll to top

Fatos sobre a visão

Nossa visão, com certeza é um dos sentidos mais aguçados que temos e um dos mais importantes também.

E para manter nossa visão aguçada, é preciso manter uma boa saúde ocular.

Nossos olhos são mais fortes do que muitos pensam, entretanto, para mantê-los saudáveis é preciso cuidado e atenção.

Por isso, veja alguns fatos e curiosidades sobre os olhos que vão te ajudar muito na hora de manter uma boa saúde ocular:

Os olhos também sofrem queimaduras

O dia está ensolarado, quente, sem nuvens… E você está na praia, com protetor, com isso está protegido contra os raios UVB. Certo? Errado!

 

Se você não estiver usando óculos de sol (de preferência com lentes polarizadas) você corre o risco dos raios UVB causarem danos aos seus olhos.

 

Você provavelmente, alguma vez, já tentou olhar para o sol sem óculos, certo? Aquela sensação de ardor e a vontade imediata de fechar os olhos ou desviar o olhar, é o corpo agindo para proteger os olhos como um todo mas principalmente a retina, que é uma parte extremamente sensível a luz e pode facilmente ser danificada de acordo com a intensidade da luz sendo incindida sobre ela.

 

Os músculos oculares são uns dos mais rápidos do corpo

De acordo com estudos, os músculos situados ao redor dos olhos, que lhe conferem a habilidade de se movimentar para todas as direções, são os músculos mais rápidos do seu corpo!

 

Um movimento pode levar cerca de 50 a 60 milissegundos. É o movimento voluntário mais rápido que você consegue fazer no seu corpo. É realmente, um piscar de olhos!

 

Seus olhos também podem se cansar

Ficar muito tempo olhando para o computador, ou lendo um livro pode levar seus olhos a se cansarem.

 

Isso acontece porque nossa tendência a piscar diminui durante essas atividades e nossos olhos aumentam a atividade de movimento. Isso pode levar à um desgaste e gerar dores nos olhos ou criar aquela sensação de “olho seco”.

 

Por isso faça pausas de 10 minutos para cada hora lendo ou na frente do computador. Essas pausas fazem seus olhos descansarem e você pode voltar às suas atividades com as energias recarregadas.

 

Dica da Over: Experimente fazer essas pausas com os olhos fechados e fazendo exercícios respiratórios. Consulte nossa matéria sobre respiração clicando AQUI para saber mais…

 

Os artefatos, ou “bolinhas”, que você percebe na sua visão estão dentro dos seus olhos

Os artefatos ou “bolinhas” que você percebe flutuando nos seus olhos são na verdade filamentos de proteína que estão flutuando pelo líquido que fica dentro do seu globo ocular.

 

Esses filamentos, ao passarem na frente da retina, projetam sombras que você percebe como bolinhas na sua visão. Mas fique tranquilo, eles não causam nenhum mal, muito menos prejudicam seus olhos.

 

Uma boa alimentação resulta numa boa visão

Estudos comprovam que comer peixes (principalmente marinhos) regularmente, como salmão ou cavala, pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade – uma causa comum de cegueira na velhice.

 

Uma alimentação composta também de vegetais e frutas variadas, que contenham vitamina A e vitamina C, ajuda muito na manutenção de uma boa saúde ocular, contribuindo assim para uma visão e olhos saudáveis.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados