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Gerindo o Estresse

O estresse é a sensação de estar sob pressão. Essa pressão pode vir de diferentes fatores do seu dia a dia. Tal como um aumento da carga de trabalho, um período de transição, problemas de família ou financeiros.

Durante essas situações, você pode se sentir ameaçado ou sobrecarregado e seu corpo pode criar uma reação à esse estresse. Isso pode desencadear uma variedade de sintomas físicos, mudar a maneira como você se comporta e levá-lo a experimentar emoções mais intensas.

O estresse nos afeta de várias maneiras, tanto física quanto emocionalmente e em diferentes intensidades, dependendo de cada pessoa.

Como posso identificar os sinais de estresse?

Todos já experimentaram na vida algum momento de estresse. Entretanto, quando esses momentos são recorrentes e começam a afetar a sua vida, saúde e bem-estar, é importante enfrentar esses problemas o mais rápido possível.

  • Sentimentos de preocupação constante ou ansiedade;
  • Sensação de estar oprimido;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade em relaxar;
  • Depressão;
  • Baixa autoestima;
  • Comer mais ou menos do que o habitual;
  • Mudanças nos seus hábitos de sono.

 

Calma

1. Se você não puder evitar uma situação estressante, tente alterá-la.

Muitas vezes, isso envolve mudar a maneira como você se comunica e opera em sua vida diária. Expresse seus sentimentos em vez de guardá-los! Esteja disposto a se comprometer e ser mais assertivo e administre melhor o seu tempo.

 

2. Se você não pode mudar o que te estressa, mude você!

Tente ver situações estressantes de uma perspectiva mais positiva. Tenha um panorama das situações e perceba que para tudo há uma saída. Tome o controle da situação estressante e concentre-se no positivo. Essa estratégia simples pode ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva e focar no que realmente importa.

 

3. Faça uma pausa do que te estressa.

Até 20 minutos de descanso já ajudam muito!

 

Pode parecer difícil se afastar de um grande projeto de trabalho, de um bebê chorando ou de uma fatura crescente de cartão de crédito, mas quando você se permite sair desses momentos ruins, pode ganhar uma nova perspectiva e sentir-se menos sobrecarregado.

É importante não evitar o estresse para sempre (as contas precisam ser pagas em algum momento), mas até 20 minutos de descanso, sem pensar nos problemas, já ajuda.

 

4. A respiração é a base para desestressar e curar.

Nossa respiração normal e curta pode acabar não suprindo nosso cérebro de todo o oxigênio que precisa, o que afeta nossos sistemas imunológico e cardiopulmonar. Adote a prática de fazer várias respirações diafragmáticas profundas em um momento tenso; isso limpa a mente, o corpo e a alma.

 

Quer saber mais sobre a importância da respiração? Clique AQUI para saber mais.

 

5. Auto afirmações podem afetar nossa saúde.

A pesquisa indica que todo pensamento e emoção cria uma liberação química em nossos corpos, o que afeta nossa saúde e bem-estar mental, físico e espiritual.

O diálogo interno negativo pode ser prejudicial; tente mudar se auto afirmando de uma maneira positiva, destacando suas qualidades e pontos fortes.

Faça esse exercício e fale para você mesmo por alguns minutos, todas as manhãs, na frente do espelho, frases positivas e de autoestima.

 

Quer saber mais sobre a relação entre estresse e imunidade? Clique AQUI para saber mais.

Para saber mais sobre a Como Manter a Positividade clique AQUI.

 

6. Amizades são fortes indicadores de saúde mental, física e espiritual.

A amizade não são um luxo, mas são essenciais para o equilíbrio entre trabalho, vida e sua saúde. Estudos mostram que o isolamento diminui o funcionamento do sistema imunológico e aumenta o risco de mortalidade.

 

7. Exercite-se regularmente, durma e faça uma dieta saudável.

Corpos bem nutridos estão mais bem preparados para lidar com o estresse. A atividade física desempenha um papel fundamental na redução e prevenção dos efeitos do estresse.

 

Arranje tempo para pelo menos 30 minutos de exercício, três vezes por semana. O exercício aeróbico faz maravilhas para liberar o estresse e a tensão reprimidos.

Corpos bem nutridos também estão mais bem preparados para lidar com o estresse. Comece bem o seu dia com um bom café da manhã, e mantenha sua energia e mente saudáveis com refeições equilibradas e nutritivas ao longo do dia. Reduza a cafeína e o açúcar e durma o suficiente. Uma noite bem dormida descansa sua mente e seu corpo. O sentimento de cansaço acaba aumentando o stress.

 

Quer saber mais sobre a importância do sono? Clique AQUI para saber mais.

Para saber mais sobre exercícios físicos e mente, leia nossa matéria Praticando exercícios e mantendo a mente saudável clicando AQUI.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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