Scroll to top

Hobbies e saúde

A chave para o sucesso da gestão do tempo no seu dia a dia é um cronograma de tarefas bem feito e organização. Isso é ótimo porque você pode manter um cronograma e sempre estar organizado, tornando a vida mais fácil e distribuindo melhor o seu tempo.

Mas o que acontece quando a rotina fica monótona e previsível?

Um dos benefícios que hobbies trazem é no alívio do estresse ao gerar prazer por estar fazendo algo que goste. Hobbies existem para deixar a vida mais colorida e trazer felicidade. Quando nos sentimos entediados ou estressados, a melhor solução é praticar algo que você goste fazer.

Passar o tempo fazendo uma atividade agradável que não seja ligada ao trabalho ou a qualquer outro compromisso, pode gerar muita satisfação e prazer. Fazer algo que goste é um dos principais meios de seu cérebro liberar Serotonina, que é mais conhecido como o hormônio da felicidade, ou prazer.  Isso vai te ajudar a diminuir os níveis do estresse diário e, dependendo da atividade, gerar fadiga, que resultará em uma noite de sono muito melhor.

Entretanto, tenha muito cuidado! Não use seus hobbies como motivo para procrastinar ou não realizar suas tarefas!

Lembre-se: procrastinar não é saudável!

Para saber mais sobre a relação entre procrastinação e saúde, clique AQUI para ler mais.

A chave para aproveitar bem os seus dias e horários é seguir um cronograma e se organizar. Se você não procrastinar nos horários de realizar suas tarefas e seguir seu cronograma, você terá muito mais tempo para fazer as coisas que gosta e não deixará algo importante por fazer.

Para saber mais sobre como gerir o seu tempo clique AQUI.

 

Caminhada

Aqui vão algumas dicas de porquê você deve realizar algum hobbie:

 

Hobbies ajudam a aliviar o estresse

Seu hobby deve ser uma atividade que você ache satisfatória e que ajude a afastar as preocupações do trabalho, vida familiar e etc.

 

Quando você se concentra em uma tarefa não relacionada ao trabalho ou outros assuntos, você ocupa sua mente e, pelo período em que está realizando a atividade, é como se os problemas desaparecessem.

 

Hobbies trazem novas experiências e novos desafios

Grande parte do estresse vindos da sua vida é pelo fato de você ter que dar sempre o seu melhor e sempre haver grandes expectativas com o seu trabalho e suas ações.

 

Com um hobby, você pode aproveitar o processo de aprender algo novo sem se sentir desanimado por haver expectativas, e você pode fazer tudo no seu tempo, sem pressão e sem estresse.

 

Hobbies podem aprimorar suas habilidades

Quando falamos em hobbies, algumas pessoas pensam em atividades físicas, esportes, ou atividades externas. Porém isso não é verdade.

 

Qualquer atividade que você pratique com frequência e que não seja uma obrigação a sua realização, pode ser considerada um hobbie.

 

Leitura, jogar videogame, aprender um idioma novo, aprender a tocar um instrumento musical, etc… Todos podem ser considerados hobbies. Desde que você aproveite o seu tempo.

 

E fazendo algo que você venha a gostar você pode aprender algo que você não tem experiência! Quem não gostaria de saber tocar um violão em uma roda de amigos ou aprender um idioma novo ou saber jogar aquele jogo que todos estão jogando?

 

Hobbies enriquecem sua perspectiva

Possuir um hobbie pode ser uma experiência muito positiva se tratando em construção de caráter. Ele pode enriquecer sua vida oferecendo uma nova perspectiva sobre as coisas.

 

Independentemente do tipo de hobby que você assume, você certamente estará exposto a novas pessoas e idéias. Ter um hobby te ajudará a crescer de muitas maneiras, incluindo expor você à diversidade, novas opiniões e novas maneiras de encarar a vida.

 

Procure não só fazer algo que você goste, procure fazer coisas novas!

 

Hobbies ajudam no combate à depressão

Normalmente as pessoas recorrem à terapias, tratamentos, médicos e remédios para combater a depressão. Porém, possuir algum hobbie, pode ajudar e muito no combate à quadros depressivos.

 

Estudos comprovam que a maioria das atividades que você executa por prazer e amor possuem efeitos calmantes e terapêuticos.

 

Várias dessas atividades podem trazer novas perspectivas quanto a vida e ajudar na esperança de que nem tudo é tão ruim quanto parece e que os dias ruins não duram para sempre.

 

Ter tempo para se envolver em atividades que você gosta traz vários benefícios para sua saúde mental. Os hobbies ajudam a melhorar o senso de identidade, utilidade e bem-estar de uma pessoa e eliminam sentimentos de inutilidade e insegurança.

 

 

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados