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Hora de relaxar ⏰

A melhor maneira de evitar dores nas costas ou dores no pescoço é fazer alguns exercícios de alongamento algumas vezes ao dia, quando estiver trabalhando em casa (e também no escritório).

E não apenas alongando, mas exercitando em geral. Trabalhar em casa é ótimo para introduzir alguns exercícios extras em sua rotina diária e melhorar sua flexibilidade.

Além de alongar, você também deve se levantar da frente do computador pelo menos uma vez por hora e dar uma volta, mesmo que seja apenas para ir ao banheiro. Mesmo quando se sentar, tente manter as costas retas.

Mas antes…segurança!: Os exercícios de alongamento são seguros, mas ainda assim, é melhor conhecer seus limites e não exagerar em nenhum tipo de exercício, e isso inclui alongamentos também. Ao alongar, tente aumentar suavemente a tensão na área alvo e parar quando sentir um puxão suave. A tensão e a liberação devem ser um movimento longo e lento, com o momento de tração máximo congelado por alguns segundos. Dependendo do seu nível de flexibilidade, você pode manter as posições por mais tempo.

Confira os exercícios de alongamento que preparamos para você:

Melhores alongamentos para realizar ao trabalhar em casa

Movimentos circulares com o pescoço

Os movimentos do pescoço são bem diretos: incline a cabeça para a frente o máximo que puder (confortavelmente) e mova-a, com a ponta da cabeça fazendo um círculo completo antes de retornar à posição inicial. Faça 3-5 círculos de cada vez.

Rolagem de ombros pra trás

Primeiro, levante os ombros o mais alto que puder. Em seguida, role lentamente os ombros para trás e circularmente, empurrando-os para a posição máxima em cada direção. Depois de fazer 3 a 5 círculos, mude a direção e gire os ombros para frente. Faça o mesmo por 3-5 vezes.

Alongamento peitoral

Este é outro alongamento da parte superior das costas / ombro para ajudá-lo a aliviar o efeito do desleixo. Fazer movimentos abridores de peito também pode melhorar a flexibilidade do ombro, que é amplamente ignorada pelos adultos em geral.
Junte as mãos atrás das costas, o que abrirá o peito e os ombros. Sem dobrar os cotovelos, tente levantar as mãos o mais alto que puder. Se estiver em pé, mantenha os pés afastados na largura dos ombros e dobre os quadris para a frente enquanto levanta os braços. Isso esticaria efetivamente a região lombar também!

Torção da coluna

Se você estiver sentado em uma cadeira, vire os ombros e agarre o topo da cadeira com as mãos e puxe-os pelas costas o máximo que puder, sem mover os quadris. Mantenha essa posição por cinco segundos e depois retorne à posição inicial. Repita o contrário.

 


 

Confira o vídeo do Minuto com a Over sobre o tema:

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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