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Inspire… Expire…

Vem aprender com a gente essas técnicas de respiração que você pode usar em qualquer momento e em qualquer lugar como forma de aliviar o stress e ter um momento de calma e reflexão.

Exercícios de respiração são calmantes e energizantes e lhe proporcionam um momento de mindfulness, podendo ajudar no stress cotidiano, em episódios de ansiedade e até síndrome do pânico (para mais informações leia nossa matéria “Combatendo a Ansiedade” clicando AQUI).

A Respiração Estimulante (também chamada de Respiração do Fole)

Essa técnica tem origem na Yoga e é utilizada para elevar suas energias e te deixar mais alerta. Aqui você irá trabalhar a força e velocidade do seu diafragma.

  • Comece inspirando e expirando de maneira rápida e profunda pelo nariz e mantenha os lábios relaxados. Mantendo um ritmo de 3 ou 2 por segundo.
  • A respiração deve ser rápida, porém constante.
  • Mantenha esse ritmo por 15 segundos e não tente passar disso em suas primeiras tentativas.

Exercício 4-7-8 (ou Respiração Relaxante)

O exercício 4-7-8 é simples e pode ser feito onde quiser. Embora você possa fazer na posição que desejar, é importante que faça sentando com as costas e ombros eretos.

  • Mantenha sua língua encostada em seus dentes superiores frontais e a mantenha assim durante o exercício.
  • Expire completamente pela boca, fazendo um som de whoosh. Então feche a boca e inspire calmamente pelo nariz e conte mentalmente até quatro.
  • Prenda a respiração e conte mentalmente até 7. Então expire completamente pela boca lentamente contando mentalmente até 8.
  • Esta é uma respiração. Agora você pode repetir esse ciclo por mais 3 vezes, fazendo um total de 4 respirações.

Após o exercício você se sentirá muito mais calmo e consciente. É importante nesse exercício que você inspire silenciosamente e expire mais forte até sair todo o ar dos pulmões, porém de maneira lenta e constante.

Entretanto, é importante saber os seus limites; não faça mais que 4 respirações seguidas no seu primeiro mês! Você pode repetir esse processo 2 vezes ao dia mantendo 4 respirações, mas não mais que isso.

Com o tempo você irá notar que essa técnica é uma importante aliada contra o estresse e ansiedade e, caso sinta necessidade, pode aumentar os tempos de respiração, porém mantendo as 4 respirações e sempre ciente dos seus limites.


Contagem da Respiração

Essa técnica simples, porém eficiente, tem origem na meditação Zen. Muito utilizada como técnica calmante e como maneira de se desprender da percepção de tempo.

  • Sente-se em posição reta, com a cabeça levemente inclinada para frente. Feche os olhos gentilmente e respire profundamente algumas vezes.
  • Deixe o ar sair pela boca de maneira natural, sem pressa.
  • Quando você expirar conte 1. E na próxima conte 2. E mantenha assim até chegar a 5, e então comece novamente.
  • Faça essa repetição até 5 o tempo que julgar necessário. Sempre contando quando expirar.

Você saberá que a técnica teve efeito quando se passarem vários minutos sem você perceber.

Essas técnicas são ótimas para se fazer antes de dormir, durante o trânsito e até no banho. Só saiba seus limites e procure não abusar do seu uso diário.

 

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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