Quem já ouviu aquele lema da dieta que diz “no café da manhã devemos comer como um rei, no almoço como um príncipe e no jantar como um plebeu”?
Muita gente segue este princípio e acha que o jantar não é importante por acreditar que se não comer à noite, vai emagrecer. Mas isto não é verdade, o jantar é uma das refeições principais que deve ser feita durante o dia.
Realmente, ao anoitecer nosso corpo começa a se preparar para o repouso, assim todas as funções do organismo começam a ficar mais lentas, inclusive a digestão.
Mas de qualquer forma ainda precisamos de energia, até mesmo enquanto dormimos, só que em menor quantidade, ou seja, menos calorias são necessárias para manter o bom funcionamento do organismo.
Deixar de jantar pode provocar danos à saúde, pois permanecer em jejum por muito tempo pode causar problemas como gastrite, hipoglicemia, dor de cabeça, fraqueza e tontura. E, além disso, pessoas que deixam de jantar acabam exagerando em refeições como café da manhã e almoço, facilitando o ganho de peso.
Então, para se alimentar de forma correta e não prejudicar a digestão e nem o sono, o ideal é evitar a ingestão de grandes quantidades de alimentos, principalmente aqueles que são ricos em gorduras, e dar preferência a refeições mais leves, como:
- Saladas;
- Legumes;
- Cozidos;
- Sopas;
- Frutas;
- Mingau de aveia;
- Etc.