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Lidando com o cansaço

Você tem problemas para levantar de manhã? Se sente totalmente esgotado no meio da tarde e quer se jogar no sofá assim que chegar em casa do trabalho?

Alterações negativas nos níveis de energia e fadiga geral podem ser um sinal de alerta para um problema mais sério!

Porém se você não tem problemas de saúde e dorme o suficiente (de 7 a 8 horas diárias), a resposta para seu constante cansaço pode ser mais simples do que imagina.

Para mais informações sobre a importância do sono, CLIQUE AQUI e leia nossa matéria sobre como dormir melhor.

A partir de pequenas mudanças na sua dieta como beber mais água e também aumentar a prática de atividades físicas, você pode sentir muito mais energia no seu dia a dia.

Descubra abaixo como alterações simples em sua rotina diária podem trazer mais energia para o seu dia:

Comece o dia se alimentando bem  🥣🍎

O jejum é uma tendência crescente nos dias de hoje, porém essa prática tende a causar mais danos do que benefícios.

As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa, mas para a maioria, tomar café da manhã – mesmo que seja apenas algo pequeno, como um ovo cozido ou 1/2 xícara de iogurte grego comum coberto com cereais – influencia no gerenciamento de um peso saudável, produtividade e energia. Estudos mostram que comer uma refeição matinal melhora seu humor, memória e cognição e seus níveis de energia.

Começar o dia bem alimentando e provendo o corpo com os nutrientes necessários para ele “ligar” é essencial para manter as energias e disposição durante o dia. Por isso comece o dia bebendo um generoso copo de água para repor os líquidos perdidos durante o sono, espere alguns minutos para seu corpo acordar e após isso você está pronto para seu café da manhã.

Escolha nozes cruas sem sal, ovos cozidos, queijo desnatado, omeletes de clara de ovo, tofu, iogurte grego simples e frutas.

Procure carboidratos vindos de pães integrais feitos com sementes, cereais integrais (sem açúcar), aveia integral em flocos (não as industrializadas que contém aditivos e conservantes), leite, iogurte integral, kefir, bebidas sem açúcar à base de soja, frutas e nozes cruas sem sal.

Algumas dicas de refeições que você pode seguir:

  • Mingau de aveia com leite e bananas picadas (sem açúcar);
  • Vitaminas de frutas misturadas com verduras (também sem açúcar);
  • 1 pote de iogurte integral com cereais;
  • 2 fatias de pão com queijo magro e peito de peru, ou outra carne magra.

 

Faça lanches entre refeições  🥗🍉

Muitos esquecem que além das refeições principais, os lanches entre refeições são igualmente importantes. Por isso evite passar mais que 3/4 horas sem comer algo!

Os lanches entre refeições são muito importantes para regular a quantidade que você come nas refeições principais, contribuindo para a manutenção do peso e dando aquela energia após comer uma comida gostosa. 😋

Tente essas opções de lanches na metade da manhã e na metade da tarde:

  • Um pote de iogurte grego com cereais integrais;
  • 1 Tigela de cereais integrais (sem açúcar);
  • Uma vitamina caseira feita de frutas e leite (experimente usar leite de soja);
  • Torradas 100% integrais com 1 queijo magro, 1 fatia de carne magra e 1 tomate (experimente colocar uma pitada de orégano);
  • Salada de frutas da sua escolha.

 

Beba mais água  🥤

Estudos comprovam que a maioria dos brasileiros não bebe água suficiente durante o dia. Manter-se adequadamente hidratado ajuda o corpo a circular oxigênio e nutrientes para os tecidos e remove resíduos – a água é um elemento essencial na produção de moléculas de energia. Pesquisas realizadas indicam que a falta de leve de água no organismo provoca dores de cabeça, fadiga, piora do humor e concentração reduzida em homens e mulheres.

Um adulto necessita de +/- 2 Litros de água por dia. Mas não conte aquela latinha de refrigerante nesse número.

Água pura é essencial! Não substitua por outras bebidas como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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