Quando falamos em vitamina D, quase todos relacionamos à vitamina que nosso corpo produz naturalmente sob a luz solar. Mas você sabe quais os benefícios e como se prevenir contra a deficiência em Vitamina D?
Estamos agora na estação do Inverno, onde a maioria dos dias são nublados, e ficamos mais propensos a permanecer dentro de casa, evitando nos expor ao vento e ao frio.
Já comentamos em outras matérias no Blog da Over sobre a importância de se realizar atividades físicas ou de lazer fora de casa. Um dos benefícios de você também se expor à luz solar no inverno e fazer atividades exteriores é a prevenção contra deficiência de vitamina D.
Níveis baixos de Vitamina D podem levar à baixa absorção de cálcio e outros compostos pelos nossos ossos, facilitando quadros de osteoporose e outros problemas ósseos.
Nos meses de inverno, pela falta de luz solar, nosso corpo tende a diminuir a produção dessa vitamina tão importante, pois grande parte dos raios UVB (responsáveis pela ativação da produção da Vitamina D em nossas células) acaba sendo filtrada pela camada de nuvens, muito presente nesses meses mais frios. Isso, aliado à deficiências na alimentação, podem levam a um quadro de deficiência em Vitamina D.
Pessoas com pele escura são mais suscetíveis e devem ter mais cuidado, pois sua produção natural pela luz solar é menor do que pessoas com pele mais clara, pois a melanina na pele acaba filtrando grande parte dos raios UVB.
Alguns sintomas de deficiência de vitamina D incluem:
- Maior propensão a ficar doente (sistema imunológico enfraquecido);
- Fadiga;
- Ossos doloridos e dor nas costas frequentes;
- Desânimo e cansaço;
- Dificuldade na cicatrização de feridas;
- Perda de cabelo;
- Dores musculares.
E quais são os benefícios dessa vitamina no nosso corpo?
Alguns estudiosos mundo afora consideram a Vitamina D mais um hormônio do que uma vitamina. Após nossas células sintetizarem moléculas de colesterol e transformarem em Vitamina D, ela precisa ser “ativada” em nossos rins e fígado para poder ser utilizada pelo nosso corpo.
A Vitamina D atua principalmente no intestino, facilitando a absorção de compostos como: cálcio, magnésio e fosfatos. Esses compostos são essenciais no crescimento e fortalecimento dos nossos ossos.
De acordo com vários estudos, níveis adequados dessa vitamina podem prevenir uma série de condições, como câncer, diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.
A vitamina D desempenha várias funções no corpo:
- Promove a saúde dental;
- Ajuda na saúde do sistema imunológico, do cérebro e do sistema nervoso;
- Regula os níveis de insulina e ajuda no controle da diabetes;
- Ajuda nas funções pulmonares e na saúde cardiovascular;
- Promove o crescimento e fortalecimento dos ossos.
E como receber os níveis recomendados de Vitamina D?
Como falamos, a maior parte dessa vitamina vem da produção realizada na nossa pele.
Entretanto, a vitamina D também é encontrada em um pequeno número de alimentos, como:
- Peixes marinhos – como salmão, sardinha, arenque e cavala
- Carne vermelha
- Fígado
- Gemas de ovos.