Scroll to top

Medicina Tradicional Chinesa e as energias do Outono

Permanecer em sintonia com o ritmo das estações traz harmonia, bem-estar e paz interior.

Com a mudança das estações, mudanças naturais ocorrem  em nossos corpos, humores e saúde. É interessante avaliar da perspectiva  de como as pessoas reagem de diferentes maneiras às estações. Alguns preferem o frio e se sentem melhor com um clima mais ameno, outros já preferem o calor.

Com a chegada do Outono começam a surgir os problemas relacionados ao Pulmão, como tosse, bronquite, asma, etc. Assim como pessoas tentando lidar com a perda ou luto. Isto é típico desta época do ano, que se enquadra no que a Medicina Tradicional Chinesa considera uma fase “Metal” nos 5 elementos da natureza; onde o meridiano do Pulmão e os canais do Intestino Grosso ocupam o centro do palco.

É também uma época natural do ano para mudar do espírito mais “expansivo” do verão (viajar, sair mais e ficar acordado até tarde), para um tempo mais “contrátil” propício para ir para dentro, ficar em casa e dormir mais, ser mais introspectivo.

Quando estamos em sintonia com nossos corpos e como as estações nos afetam, ajustar nossos estilos de vida para coincidir com a mudança de estação é instintivo…

No entanto, se você for como a maioria das pessoas, provavelmente não ficará pensando em como ajustar sua dieta, estilo de vida, pensamentos, exercícios, sono etc. para harmonizar sua saúde com as estações do ano. Como mencionado acima, a Medicina Tradicional Chinesa associa os canais Pulmão e Intestino Grosso ao outono. Eles recebem atenção especial porque também são os mais vulneráveis ​​durante esta temporada.

O pulmão, considerado um órgão Yin, está associado a absorver o novo.
Emocionalmente, os pulmões coincidem com:
  • Luto e Tristeza (dor e tristeza não processadas podem estagnar o meridiano do pulmão);
  • Apego (dificuldade de superação pode estagnar o meridiano do pulmão).
Quando o “qi” do pulmão está fluindo e balanceado, alguns pontos podem ser aprimorados:
  • Clareza de pensamento;
  • Auto-imagem positiva;
  • Entregar-se e permitir a paz e a alegria interior, independentemente das circunstâncias.
O Intestino Grosso, considerado um órgão Yang, pois libera o antigo.
O canal do intestino grosso é frequentemente associado a:
  • Incapacidade de superação, tensão, teimosia, estagnação, perspectivas negativas;
  • Como fluímos com a vida atual.
Quando o “qi”do intestino grosso está fluindo e balanceado, pode-se aumentar:
  • Senso de relaxamento;
  • Abrir mão de coisas que não são mais necessárias;
  • Fluidez da vida vs. Resistência;
  • Foco no agora vs. Panorama Geral / Significado / Propósito.
Uma consciência aumentada dessas emoções pode coincidir com a mudança de estação. Por exemplo, problemas de aflição ou apego podem estar associados à perda do verão, o que afeta algumas pessoas devido a menos luz e calor.

Como o outono é um momento natural de superação e de organização (pensar em árvores derrubando suas folhas e os animais se preparando para o inverno), a falta de consciência a esse respeito pode levar a sentimentos de estagnação e falta de harmonia com o fluxo da vida. Tudo o que pode afetar a saúde dos seus canais do Pulmão e Intestino Grosso.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados