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Menos Colesterol e mais Saúde

Muitas vezes associado como algo ruim, o colesterol é uma substância de extrema importância para nosso organismo e os processos fisiológicos do corpo. Porém, em excesso, pode causar diversos tipos de doenças.

O colesterol é biossintetizado por todas as células animais e é um componente estrutural essencial das membranas celulares animais. O colesterol também serve como um precursor para a biossíntese de hormônios esteroides, ácido biliar e vitamina D, e é o principal esterol sintetizado pelo fígado.

Porém, como tudo em excesso faz mal, níveis elevados de colesterol causam diversos tipos de problemas. Níveis elevados de colesterol no sangue levam à aterosclerose, o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, dentre outros.

Agora que você sabe dos perigos do colesterol, que tal tentar uma dessas medidas para reduzir a quantidade de colesterol no seu sangue?

 

Consuma mais “gorduras boas”

Gorduras polinsaturadas, como são chamadas as gorduras boas, incluem ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Consumir essas gorduras com moderação pode reduzir o colesterol LDL sem afetar os níveis de colesterol HDL.

Fontes alimentares de gorduras polinsaturadas incluem:

  • Nozes;
  • Peixes (principalmente os marinhos), como salmão, atum, sardinha e truta;
  • Óleos vegetais, como óleo de milho e girassol e azeite de oliva.

 

Consuma mais Fibras

As fibras criam uma pasta espessa e gelatinosa no intestino. Fibras solúveis não só suportam a saúde digestiva, mas também reduzem os níveis de colesterol LDL e promove a saúde geral do coração.

Um estudo de 2017 investigou os benefícios de uma dieta rica em fibras em 69 índios asiáticos com níveis de colesterol acima do normal. Os participantes que consumiram 70g por dia de fibra solúvel apresentaram níveis mais baixos de colesterol total e colesterol LDL do que aqueles que consumiram a dieta habitual.

Alimentos ricos em fibras solúveis incluem:

  • Legumes;
  • Frutas;
  • Grãos integrais, como aveia e arroz integral;
  • Leguminosas;
  • Feijões e vagens.

 

Consuma menos gorduras trans e saturadas

Os ácidos graxos trans insaturados, que as pessoas comumente chamam de gorduras trans, são gorduras vegetais insaturadas que passaram por um processo industrial chamado hidrogenação, que as torna sólidas à temperatura ambiente. Os fabricantes de alimentos usam gorduras trans porque são relativamente mais baratas e duradouras.

Fontes de gorduras trans incluem:

  • Margarina;
  • Gordura vegetal;
  • Frituras;
  • Certos alimentos processados (Industrializados);
  • Carne vermelha;
  • Carne de porco;
  • Pele do frango;
  • Manteiga;
  • Queijo e outros produtos lácteos.

 

Pratique mais exercícios

Estudos mostram que o exercício regular pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis de colesterol bom.
Idealmente, a atividade aeróbica, que aumenta a frequência cardíaca em 75% é a ideal.

Atividades que elevam a frequência cardíaca aumentam o HDL e, ao mesmo tempo, também diminuem o LDL. Quanto maior a duração, maiores os efeitos.

O exercício de resistência pode diminuir o LDL mesmo em intensidade média. Aumentar o número de conjuntos ou repetições aumentam o benefício.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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