Scroll to top

Mindful eating: O comer consciente.

Vocês já ouviram falar em Mindfulness, certo?

Pode ser traduzido como “atenção plena” ou “consciência plena” e as técnicas podem ser praticadas informalmente em diversos aspectos da vida, incluindo a alimentação e o comportamento alimentar.

Denomina-se Mindful Eating o ato de estar consciente do presente momento enquanto come, prestar atenção ao efeito desses alimentos nos sentidos e ainda notar as sensações físicas e emocionais em resposta ao ato de comer.

Entre os objetivos de praticar isso, estão o fato de que precisamos aprender a identificar a fome e saciedade físicas. Separando a comida dos fatores emocionais.

A ideia é usar todos os sentidos no momento de comer. Independente de qual for a refeição (desejejum, almoço, sobremesa…) ou alimento (fruta, salada, pizza, doce…).

Então, na hora de se alimentar, evite distrações, não coma mexendo no celular, no computador ou assistindo TV. Tire o momento de se alimentar, para desfrutar da sua refeição.

Se estiver com muita fome, assim que pegar seu alimento respire fundo, antes da primeira mordida ou garfada, para evitar que você coma com pressa. Quem come sem ver, costuma comer além do que realmente necessita, as vezes pelo simples fato de que quando se dá conta, já comeu.

Na prática, olhe e aprecie as características dessa refeição. Se for algo que possa pegar com mão, use o tato também. Cheire, sinta os aromas. E coma, sentindo cada textura. Mastigue bem, ouvindo até mesmo o som da mastigação. E saboreie, percebendo esses sabores, e sentindo todas as sensações que a comida te traz.

O comer consciente requer treino, algumas pessoas terão mais facilidade que outras, mas vale a pena praticar e perceber o quanto isso pode melhorar a relação com a comida, auxiliar até no aproveitamento dos nutrientes através da boa mastigação, e ainda ajudar a perceber o momento em que já se alcançou a saciedade.

Priorize sempre os alimentos saudáveis, mas independente do que consumir, coma de forma consciente!

Se alimentar, é muito mais do que simplesmente nutrir o organismo!

Compartilhe esse conteúdo 😉
Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados