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Natação e saúde

A natação é uma ótima forma de exercício geral. É ideal se você quer ser mais ativo e se manter saudável, independentemente da sua idade ou capacidade.

A natação regular pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e derrame. Também pode melhorar seu humor e manter seu peso sob controle.

Se você não sabe nadar, nunca é tarde para aprender. A maioria das piscinas atende a uma variedade de necessidades e habilidades, como aulas somente para mulheres, grupos de pais e bebês e aulas para diferentes faixas etárias.

Veja abaixo dicas e benefícios para você que pretende começar a praticar natação:

Fortalece toda musculatura  💪

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente funciona em todo o corpo, da cabeça aos pés. A natação ajuda em:

  • Aumentas sua frequência cardíaca sem forçar seu corpo;
  • Tonificas os músculos;
  • Aumentas a força;
  • Aumentas a resistência.

Existem vários movimentos que você pode usar para adicionar variedade ao seu treino de natação, incluindo:

  • Bruços;
  • Costas;
  • Sidestroke;
  • Borboleta;
  • Estilo livre.

Cada tipo de movimento se concentra em diferentes grupos musculares. Porém, não importa qual estilo você nade, você estará usando a maioria dos grupos musculares ao mover seu corpo pela água.

 

Reduz os níveis de estresse  🧠

A prática de exercícios em geral é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade e também ajuda mente a se distrair das preocupações e anseios diários.

Pesquisas apontam que para os benefícios serem sentidos por completo é necessário, ao menos, 30 minutos de exercícios por pelo menos 4 dias da semana.

A natação, por ser um exercício que requer uma concentração maior na atividade, ajuda em muito nos casos de ansiedade e estresse. Por você estar concentrado apenas na prática da sua atividade, as preocupações do dia a dia acabam ficando de lado.

E se você pratica natação ao menos 3x por semana, logo nos primeiros dias você já vai perceber os benefícios para mente que a prática traz.

A natação aumenta a liberação de endorfinas no cérebro que contribuem para a sensação de bem-estar. Além disso, os movimentos rítmicos e o som da água tornam a natação muito mais relaxante. Foi demonstrado que a natação produz as mesmas respostas de relaxamento que a Yoga. Isso, somado ao movimento de alongamento e a contração dos músculos, pode aumentar essa experiência.

 

É otimo para gestantes  🙋‍♀️

A pratica da natação também é maravilhosa para mulheres e seus bebês. Estudos apontam que mulheres grávidas que nadam durante o início da gravidez possuem um risco menor de parto prematuro e defeitos congênitos no bebê.

O peso adicionado pode causar dores nas articulações e nos músculos durante a gravidez. Por isso a natação é especialmente popular entre as mulheres grávidas, porque a água pode suportar esse peso, aliviando as dores, proporcionando conforto e alívio.

Consulte e se informe com seu obstetra antes de começar a praticar.

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Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

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