Scroll to top

O Inverno está chegando

O Outono acabou, o clima esfriando, tempo nublado… O Inverno está chegando! ❄❤

 

Com a chegada do Inverno o funcionamento do nosso corpo muda, as energias da natureza mudam, e devemos nos adaptar para seguir esse ciclo da natureza.

Com dias mais curtos e tempo mais frio, encontrar a motivação para se manter saudável e em forma pode ser difícil. Quem nunca ficou com aquela preguiça de sair das cobertas e do aconchego de casa e sair no frio?

Porém devemos tomar cuidado, isso pode levar a um enfraquecimento do seu sistema imunológico, representando um risco maior de desenvolver doenças ou lesões. Porém, existem inúmeras dicas de bem-estar no inverno e idéias disponíveis para garantir que você tenha muitas maneiras de se manter saudável e seguro nesta estação.

 

Evite a preguiça do Inverno

Muitas pessoas se sentem cansadas e lentas durante o inverno. Isto é devido a falta de luz solar, que perturba nossos ciclos de sono a acabam deixando nossos sistemas bagunçados.

Para isso, você pode tentar essas dicas:

  • Fique ao ar livre uma boa parte do dia e se exponha à luz solar;
  • Tenha uma boa noite de sono – vá para cama mais cedo e procure acordar nos mesmo horários;
  • Procure se desestressar praticando exercícios ou meditando.

 

Mantenha uma dieta regulada

De acordo com a estação as necessidades calóricas e de nutrientes que nosso corpo precisa mudam. Por isso você deve ficar atento para evitar a ingestão demasiada de nutrientes ou evitar a falta deles.

Uma dieta equilibrada que supre as necessidades nutricionais é a chave para um corpo saudável e um sistema imunológico forte. Isso pode evitar diversos tipos de doenças ou te deixar mais preparado para lidar com uma gripe ou resfriado.

 

Evite o sal

No Inverno, com o frio, nossos vasos sanguíneos acabam se contraindo (vasoconstrição) para evitar a perda de calor do corpo, e seu coração trabalha mais para deixar seu corpo na temperatura ideal, no entanto, em pessoas que possuem condições cardíacas ou propensões, isso pode se tornar algo perigoso.

Esse efeito, aliado ao aumento de pressão causado pela ingestão de sal, deve ser prevenido. O Inverno é uma das estações com as maiores taxas de problemas vasculares, por isso diminua o uso do sal na sua alimentação ou troque o sal por ervas e temperos que vão dar um sabor maravilhoso nas suas refeições.

 

Lave as mãos frequentemente

Lavar as mãos durante o dia continua sendo uma das melhores maneiras de prevenção contra doenças. Essa ação é essencial principalmente se você utiliza o transporte público diariamente.

Várias doenças acabam sendo transmitidas quando entram em contato com a pele ou quando você leva a mão contaminada até a boca, nariz ou olhos.

Entre esses germes estão o vírus da gripe, do resfriado e o norovírus (que é um dos principais causadores de infecções alimentares).  Por isso mantenha o hábito de lavar as mãos corretamente e constantemente e também usar álcool em gel, isso pode evitar várias doenças e te manter saudável durante o Inverno.

 

Pratique exercícios

Um dos problemas observados no inverno é o sedentarismo. Por isso, deixe a preguiça de lado e pratique esportes, saia correr, vá para a academia. Praticar exercícios deixa o seu corpo quente, aumenta sua resistência cardíaca e ajuda a diminuir os níveis de colesterol que podem ser prejudiciais à sua saúde.

Unido à uma dieta saudável também, a prática de exercícios regulares ajuda a deixar seu organismo forte e saudável, prevenindo doenças e possíveis lesões musculares.

Author avatar

Overstress

A Overstress é uma empresa que está na vanguarda na área de gestão à saúde em empresas.

Posts relacionados