Skip links

Outono equilibrado em apenas 5 dicas!

O outono acontece logo em seguida ao verão e antecede a chegada do inverno. Sendo assim, pode ser considerado um período de transição entre essas duas estações. Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência, por isso é importante um outono equilibrado.

Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos, até mesmo precipitação na forma de neve.

E como ter um outono equilibrado?

Proteja-se do vento e do frio durante esta estação: o pulmão, é o órgão que atua como a primeira linha de defesa contra elementos patológicos externos, a nossa imunidade recai sobre o pulmão, assim evitando doenças respiratórias. Ou seja, seu bem-estar e seu bom funcionamento dependerá da formação da circulação da energia de defesa, chamada Wei Qi. 

Mantenha o organismo hidratado: a sensação de secura é comum no Outono e por relacionar-se a pele, nesse período ela pode ficar mais seca e mais vulnerável as irritações. Outra boa razão para se manter hidratada é a regulação do trânsito intestinal. Afinal, o intestino grosso é o órgão associado ao pulmão e observa-se, nesta época do ano, uma maior incidência de problemas de prisão de ventre.

Reflita sobre o que lhe causa tristeza: o Outono por estar relacionado a tristeza é um período importante para olharmos para nós mesmos e refletirmos sobre situações emocionais que ficaram pendentes. Dessa forma, é um momento perfeito para aprender a arte da meditação!

Coma refeições quentes: da mesma forma que necessitamos manter o nosso corpo quente por fora, precisamos mantê-los aquecidos internamente. No Outono, o ideal é comer alimentos cozidos, trocar as saladas por vegetais assados no forno ou arroz integral.

Reforce as qualidades influenciadas pelo metal: força, decisão, foco, discernimento. É o momento para avaliar o que é realmente importante e o que pode ser descartado na busca de nosso bem estar. Escreva uma lista das prioridades que realmente merecem a sua atenção, o outono aumenta a nossa habilidade inata para a concretização de objetivos.

Se estivermos conscientes daquilo que ele traz, poderemos desfrutar dessa estação de forma saudável e harmônica.

Façam bom proveito desta estação, veja dicas para um outono equilibrado no vídeo abaixo:

Compartilhe esse conteúdo 😉